Jitters pré-BCE derrubam 1% das ações europeias

Depois de atingir uma alta recorde em meados de agosto, o STOXX 600 pairou abaixo desses níveis, já que as preocupações com as políticas do banco central e os sinais de desaceleração do crescimento global mantiveram os investidores nervosos. A fabricante espanhola de turbinas Siemens Gamesa caiu 8,6% e teve o pior desempenho no STOXX 600 depois que o JPMorgan rebaixou a ação para uma classificação 'neutra'.

As ações europeias marcaram sua maior queda em três semanas na quarta-feira, um dia antes de um Reunião do Banco Central que verá os formuladores de políticas debaterem um corte em seu programa de estímulo da era pandêmica.

O índice STOXX 600, com foco na Europa, caiu 1,1%, com as ações de automóveis liderando as perdas, com queda de 2,2%. O fabricante de pneus Nokian Tyres teve o pior desempenho no setor, com queda de 4,4% em meio à decepção dos investidores com as novas metas de margem da empresa.

Serviços financeiros, petróleo e gás sensíveis à economia , e as ações do setor bancário caíram cerca de 1,3%, já que os investidores temiam qualquer mudança no amplo programa de estímulo do BCE, devido ao recente aumento da inflação. 'Faz apenas um mês que as ações estavam em máximas históricas e, com uma reunião do BCE amanhã, as pessoas não vão querer comprar porque pode ser um negócio um pouco arriscado', disse David Madden. , analista de mercado da Equiti Capital em Londres.

'É mais do que aconteceu nos EUA ontem à noite e apenas um pouco de posição à frente do BCE. O banco central deve anunciar uma redução na compra de títulos na quinta-feira, com analistas ouvidos pela Reuters prevendo compras no âmbito do Programa de Compra de Emergência Pandêmica (PEPP) caindo possivelmente tão baixo quanto 60 bilhões de euros (US $ 70,91 bilhões) por mês dos atuais 80 bilhões euros.

O chefe do banco central da Áustria, Robert Holzmann, considerado um membro agressivo do BCE, também disse que o banco central pode apertar a política mais cedo do que muitos esperam, já que as pressões inflacionárias podem se provar persistentes. Depois de atingir uma alta recorde em meados de agosto, o STOXX 600 pairou abaixo desses níveis, já que as preocupações com as políticas do banco central e os sinais de desaceleração do crescimento global mantiveram os investidores nervosos.

Siemens Gamesa, fabricante de turbinas espanholas caiu 8,6% e teve o pior desempenho no STOXX 600 após JPMorgan rebaixou a ação para uma classificação 'neutra'. peerVestas também caiu 4,5%. Sueco A empresa de investimento EQT caiu 3,4% após um acordo de colocação de ações, enquanto Stellantis caiu 2,9% com a Dongfeng MotorHong Kong disse que vendeu ações da montadora por cerca de 600 milhões de euros (US $ 710 milhões).

A farmacêutica francesa Sanofi caiu 2,5% depois de concordar em comprar os EUA. empresa biofarmacêutica Kadmon Holdings Inc em um negócio de US $ 1,9 bilhão. a empresa de tecnologia industrial Smiths Group subiu 2,6% após concordar em vender sua unidade médica para a ICU Medical Inc, dos Estados Unidos, por US $ 2,4 bilhões. ($ 1 = 0,8461 euros)