Primeiro-ministro tailandês sobrevive à 4ª moção de desconfiança no parlamento

Primeiro-ministro tailandês sobrevive à 4ª moção de desconfiança no parlamento

Primeiro-ministro tailandês Prayuth Chan-ocha sobreviveu a um voto de desconfiança no parlamento no sábado, emergindo no topo em seu último grande teste antes de uma eleição geral prevista para dentro de 11 meses.

O ex-jogador de 68 anos exército O chefe, no poder desde um golpe que liderou em 2014, garantiu os votos necessários para garantir seu lugar como primeiro-ministro até o término de seu mandato em março. Prayuth recebeu 256 votos a favor e 206 contra com nove abstenções. A oposição precisou de mais de 239 dos 477 votos parlamentares para derrubá-lo.

O primeiro-ministro e 10 membros do gabinete foram submetidos a quatro dias de interrogatórios ao vivo na televisão de uma oposição que os acusou de corrupção e má gestão econômica, em um esforço para desacreditar a coalizão de 17 partidos antes das próximas eleições. Foi a quarta vez que o desempenho de Prayuth foi votado desde que ele foi escolhido pela Câmara para permanecer como primeiro-ministro em 2019, após uma eleição que a oposição disse ter sido realizada sob regras destinadas a mantê-lo no poder. Prayuth rejeitou essa afirmação.

Apesar das recentes pesquisas de opinião mostrarem sua popularidade em declínio, Prayuth esperava-se que prevalecesse, de acordo com analistas políticos, alguns dos quais viram a moção de censura como um movimento da oposição para obter apoio público na corte antes das próximas eleições. Prayuth não deu nenhuma indicação de quando uma eleição será convocada.