Rivais Turquia e Grécia se unem para exercício da OTAN no Mediterrâneo

Em meio a uma crescente guerra de palavras entre Turquia e Grécia sobre disputas no Mar Egeu e no Mediterrâneo, os dois países se reuniram na terça-feira para participar de um exercício naval anual da OTAN. Os vizinhos e rivais regionais históricos estão entre os 12 membros da aliança que participam do Dynamic Mariner -Mavi Balina 22 ao largo da costa ocidental da Turquia. As relações entre a Turquia e a Grécia pioraram recentemente.

Rivais Turquia e Grécia se unem para exercício da OTAN no Mediterrâneo

Em meio a uma crescente guerra de palavras entre Peru e Grécia sobre disputas no Egeu Mar e o Mediterrâneo , os dois países se reuniram na terça-feira para participar de um evento anual OTAN exercício naval.

Os vizinhos e rivais regionais históricos estão entre os 12 membros da aliança que participam Dynamic Mariner-Mavi Eles têm 22 ao largo da costa ocidental da Turquia.

Relações entre Peru e Grécia pioraram recentemente. turco Presidente Recep Tayyip Erdogan emitiu uma ameaça de invasão velada há uma semana, quando disse Peru poderia “chegar de repente uma noite” em resposta à percepção grego ameaças.

Os vizinhos têm disputas de décadas sobre uma série de questões, incluindo reivindicações territoriais no Egeu e Mediterrâneo e desacordos sobre os limites do espaço aéreo. Eles chegaram à beira da guerra três vezes no último meio século.

Ancara afirma que Grécia está violando acordos internacionais ao militarizar ilhas próximas ao seu litoral, argumentando que grego soberania pode ser contestada se as supostas violações continuarem. grego defesas aéreas de travamento para turco caças durante OTAN exercícios.

A Grécia reclamou da retórica da Turquia para OTAN , a União Europeia e as Nações Unidas. Atenas diz que precisa defender ilhas orientais contra o seu vizinho maior e mais forte militarmente.

Também acusou os militares da Turquia de violar repetidamente grego espaço aéreo e águas.

A OTAN anunciou o início do exercício conjunto da base naval de Aksaz, perto do Mediterrâneo estância de Marmaris. Os jogos de guerra vão até 22 de setembro.

“Dynamic Mariner é um exercício marítimo de larga escala incrivelmente importante”, disse Francês Vice-Almirante Didier Piaton, vice-comandante da OTAN Aliado Comando Marítimo.

quantas temporadas das 100 haverá

“O evento deste ano inclui mais ativos do que nunca, facilitando o aumento da interoperabilidade entre nossas nações e aumentando a prontidão operacional. Continuamos a trabalhar em estreita colaboração com Peru e outros aliados e parceiros para deter a agressão e defender a aliança.” O exercício inclui 50 navios, cinco submarinos, cinco aeronaves e 1.500 fuzileiros navais e outro pessoal.