Roberto Cantoral: Doodle do Google em homenagem ao pianista, cantor e compositor mexicano em seu aniversário

Roberto Cantoral Garcia nasceu em 7 de junho de 1935 em Ciudad Madero, Tamaulipas. Crédito da imagem: Google doodle
  • México

Feliz Aniversário, Roberto Cantoral!

Doodles do Google para celebrar o pianista mexicano , violonista, cantor, poeta, ativista e compositor Roberto Cantoral (também conhecido como Roberto Cantoral García). O Doodle, ilustrado pelo artista convidado Totoi Semerena.

Roberto Cantoral fez a trilha sonora de uma época de expansão do pop latino romântico com baladas adoradas como 'El Reloj' ('The Watch') e 'La Barca' ('The Boat'), ambas gravadas mais de 1.000 vezes por dezenas de músicos como Plácido Domingo e Linda Ronstadt.

Roberto Cantoral Garcia nasceu em 7 de junho de 1935 em Ciudad Madero, Tamaulipas. Desde muito jovem demonstrou aptidão para a música e sua composição. Cantoral mudou-se para a Cidade do México para cursar a faculdade, mas desistiu para se tornar líder de banda. Cantoral residia em Rancho Viejo, Texas, do outro lado da fronteira com o México. Sua casa, que sofreu um incêndio em 2006 mas foi reformada, possui um grande relógio de mármore em homenagem a sua canção, El Reloj, e várias estátuas.

Roberto Antonio Cantoral García iniciou sua carreira aos 15 anos, quando ele e seu irmão Antonio formaram o dueto 'Hermanos Cantoral' ('Irmãos Cantoral'). Mas sua música encontrou sucesso quando ele se juntou a Chamin Correa e Leonel Galver para formar o trio apropriadamente chamado de 'Los Tres Caballeros' ('Os Três Cavalheiros').

O trio viajou por toda parte durante os anos 50, levando suas baladas românticas em turnês mundiais em países que vão do Japão à Argentina. Em 1960, Cantoral estourou por conta própria. Suas composições solo originais foram executadas por alguns dos cantores mais ilustres do México, e ele continuou a compartilhar sua música com o mundo nos anos 2000, se apresentando em festivais de música, programas de rádio e programas de TV em mais de 120 países.

Cantoral era casado com Itatí Zucchi e pai da atriz mexicana Itatí Cantoral, co-estrela da série televisa Hasta Que El Dinero Nos Separe. Roberto Cantoral teve três filhos, Carlos, Roberto e José, com Zucchi.

Junto com seu legado musical, Cantoral defendeu a proteção da propriedade intelectual dos compositores como presidente honorário da Sociedade Mexicana de Compositores e Autores por mais de 25 anos. Em 2009, Cantoral foi homenageado no 10º Grammy Latino com o Prêmio de Curadores da Academia Latina da Gravação em reconhecimento à sua dedicação à música e à comunidade.

spoiler de Oak Island 2018

Em 2010, Cantoral, de 75 anos, morreu após sofrer um ataque cardíaco em um vôo de Brownsville, Texas, para Ciudad de México.