Rússia conclui construção do Nord Stream 2, fluxo de gás ainda não iniciado

A Gazprom disse na sexta-feira que concluiu a construção do gasoduto submarino Nord Stream 2 para a Alemanha, completando o projeto de Moscou para aumentar sua capacidade de exportação de gás e contornar a Ucrânia, mas os fluxos ainda não foram liberados pelos reguladores.

Crédito da imagem representativa: Flickr
  • Federação Russa

A Gazprom disse na sexta-feira que concluiu a construção do Nord Gasoduto submarino do fluxo 2 para a Alemanha , concluindo o projeto de Moscou para aumentar sua capacidade de exportação de gás e contornar a Ucrânia , mas os fluxos ainda precisam ser liberados pelos reguladores. O gasoduto politizado dobrará a capacidade de exportação de gás da Rússia para a Europa via mar Báltico e permitirá a Moscou para contornar seu inimigo político da Ucrânia como uma rota importante para suas lucrativas exportações de gás para a Europa.

'O chefe do conselho de administração, Alexei Miller , disse na reunião matinal em Gazprom que a construção do Nord A transmissão 2 foi totalmente concluída hoje pela manhã às 08h45 em Moscou tempo, 'Gazprom disse. Ao construir o gasoduto, a Rússia concluiu seus planos para impulsionar as capacidades de exportação de energia para a Europa , ambos do norte no Mar Báltico e do sul no Mar Negro, onde opera o gasoduto TurkStream.

A Gazprom iniciou a construção de 1.200 km de extensão North Fluxo 2 do pipeline da Rússia para a Alemanha cinco anos atrás. O andamento dos projetos de US $ 11 bilhões estagnou no final de 2019, quando os EUA. Presidente Donald Trump impôs sanções sobre ele. A construção foi reiniciada cerca de um ano depois, com a contratação de navios próprios da Rússia.

A rota, em conjunto com a Nord existente O gasoduto de fluxo dobrará a capacidade de exportação anual para 110 bilhões de metros cúbicos, cerca de metade das exportações totais de gás da Rússia para a Europa um ano. O projeto atraiu críticas dos Estados Unidos e Ucrânia entre outros. Washington diz que vai aumentar a dependência da Europa da Rússia fornecimento de energia, ao mesmo tempo que procura aumentar as vendas de gás natural liquefeito marítimo para a Europa.

A Gazprom é o maior fornecedor de gás natural da Europa, respondendo por mais de um terço do mercado de gás da região. Rússia disse na quinta-feira bombeando suprimentos comerciais de gás via Nord A transmissão 2 não começaria até a Alemanha regulador dá luz verde.

AINDA SEM LIBERTAÇÃO O anúncio da Gazprom sobre a conclusão da construção foi recebido com ceticismo em Kyiv , que corre o risco de perder bilhões de dólares em taxas de trânsito de gás se Moscou interrompe completamente o fornecimento de gás via Ucrânia.

Acordo atual de cinco anos de trânsito de gás da Rússia com a Ucrânia expira após 2024. Russo Presidente Vladimir Putin disse a Ucrânia deve mostrar boa vontade se quiser russo trânsito de gás para a Europa continuar. 'Construído não significa colocá-lo em operação. E isso não acontecerá até que o gasoduto seja certificado ', disse Olha Belkova, gerente da operadora de gasodutos da Ucrânia, em comentários por e-mail à Reuters.

Carlos Torres Diaz, chefe de Mercados de Energia e Gás da empresa de análises Rystad Energy, também disse que leva tempo para o gás fluir pelas tubulações da Nord Fluxo 2. 'Não houve realmente uma reação do mercado até agora, então acho que isso apenas confirma as expectativas de que nenhuma entrega comercial é esperada no curto prazo', disse ele. O Kremlin disse que 'todo mundo' estava interessado no Nord Fluxo 2 obtendo a autorização necessária para o fornecimento de gás.

O regulador de energia da Alemanha deve conceder uma licença de operação ao Nord Fluxo 2, que deve estar em conformidade com a Europa regras de desagregação, que exigem que os proprietários dos gasodutos sejam diferentes dos fornecedores do gás que neles flui para garantir uma concorrência leal. Os parceiros ocidentais da Gazprom no projeto são a Uniper da Alemanha, a Wintershall Dea da BASF, a petroleira anglo-holandesa Shell , OMV da Áustria e da França empresa de energia Engie.