SA continua a entregar mercadorias para a Namíbia sem interrupção: Dr. Pandor

A Ministra falava em Windhoek, onde se encontrava em visita oficial de trabalho e manteve consultas diplomáticas e políticas com os seus homólogos namibianos.

Pandor disse aos delegados que a economia estava começando a se recuperar dos efeitos da pandemia COVID-19, que havia destruído economias em todo o mundo. Crédito da imagem: Flickr
  • África do Sul

Ministro das Relações Internacionais e Cooperação, DrNaledi Pandor , garantiu a Namíbia que os corredores de transporte continuarão operando sem interrupção para a entrega de bens e serviços, especialmente os essenciais necessários para combater o COVID-19.

Isso vem depois da Namíbia expressou preocupação com os incidentes de pilhagem e criminalidade prevalecentes nos bolsões de KwaZulu-Natal e Gauteng.

'Eu quero enfatizar que todos na África do Sul, como na Namíbia , nos termos da nossa Constituição tem o direito de se manifestar e protestar pacificamente. '

No entanto, qualquer ação de destruição de propriedade e ameaça à vida é uma atividade criminosa e será respondida pelas forças de segurança, disse Pandor.

'Começamos a efetuar prisões em várias áreas, incluindo pessoas que são flagradas com bens roubados que foram saqueados de lojas de varejo em nosso país.'

Ela disse que o governo está trabalhando 24 horas por dia para restaurar a lei e a ordem e para garantir a retomada da atividade econômica na África do Sul.

Nesse ínterim, Pandor disse que o governo está mantendo as fronteiras abertas e trabalhando em estreita colaboração com as empresas para garantir que as mercadorias continuem a se mover durante os piores efeitos da pandemia.

“É dever da África do Sul garantir o livre fluxo de mercadorias entre os países da região e a África do Sul. Na verdade, os maiores parceiros comerciais da África do Sul estão no continente africano, por isso temos o dever de restaurar a ordem para que a atividade econômica continue. '

O ministro expressou preocupação com a natureza da violência que vem ocorrendo há dias no país. 'Devíamos estar preocupados porque às vezes, essas coisas às vezes transbordam.'

Pandor disse aos delegados que a economia estava começando a se recuperar dos efeitos do COVID-19 pandemia que destruiu economias em todo o mundo.

'Isso vai reverter ainda mais o nosso crescimento econômico, portanto, nosso povo deve realmente aprender que tal conduta não serve para alcançar nenhum objetivo positivo.

'As pessoas perderam empregos e continuarão a perder empregos. As pessoas vão parar na prisão e enfrentar multas graves. Portanto, os efeitos são realmente negativos. '

Ela pediu aos sul-africanos que garantam que esses atos não se repitam.

imagem do avatar 2

COVID-19

As duas nações aplaudiram os esforços de seus governos para combater a disseminação do COVID-19 , incluindo o lançamento de vacinas para suas respectivas populações.

A Namíbia elogiou a África do Sul por liderar, junto com a Índia na Organização Mundial do Comércio (OMC), a iniciativa de renunciar aos direitos de propriedade intelectual do COVID-19 medicamentos e vacinas relacionados para permitir o acesso igual e justo a todos os países, ricos e pobres.

A Namíbia também felicitou a África do Sul por ter sido escolhida para sediar o primeiro COVID-19 da Organização Mundial da Saúde (OMS) Centro de tecnologia de vacinas de RNA mensageiro (mRNA), para aumentar a produção e o acesso às vacinas.

Os Ministros aplaudiram a excelente cooperação na facilitação da segurança do trânsito e repatriação de cidadãos retidos através de seus respectivos países, quando os países instituíram bloqueios rígidos para conter a disseminação do COVID-19.

Saudaram ainda a posição continuada de ambos os países para manter as suas fronteiras comuns abertas, permitindo assim o comércio e comércio transfronteiriço, consistente com o seu desejo de realizar uma integração regional mais estreita e os objectivos da Área de Comércio Livre Continental Africano, disse o Departamento de Relações Internacionais Relações e Cooperação.

Alívio da seca

A Namíbia também expressou sua gratidão pela doação de R $ 100 milhões para os esforços de alívio da seca prometida pelo governo sul-africano.

o levantamento do escudo herói data anime

Sobre questões regionais, a reunião trocou opiniões sobre questões relacionadas com a situação de paz e segurança na região da SADC e elogiou as iniciativas da SADC para enfrentar os desafios na República de Moçambique e no Reino de eSwatini para garantir paz e segurança duradouras na região.

Os dois países também apelaram à remoção incondicional de todas as sanções econômicas contra o Zimbábue.

“Nesse sentido, comprometeram-se a continuar a intensificar os apelos para a retirada de sanções nas plataformas bilaterais e multilaterais”, disse o departamento.

O Ministro também fez uma visita de cortesia ao Presidente da Namíbia, Dr. Hage Geingob.

As consultas permitiram aos Ministros trocar opiniões sobre uma ampla gama de questões, incluindo o fortalecimento e consolidação das relações bilaterais e da cooperação entre a Namíbia e África do Sul.

(Com contribuições do comunicado à imprensa do governo sul-africano)