Rei saudita expressa esperança de negociações diretas com o Irã

O ex-presidente Donald Trump retirou os EUA de um acordo nuclear em 2018 Biden disse que os EUA querem retornar ao pacto, embora as negociações tenham estagnado. Os dois adversários regionais se encontraram novamente em Nova York à margem da Assembleia Geral da ONU, segundo para a agência de notícias semi-oficial Irã. O site informou na quarta-feira que ocorreu uma reunião de chanceleres e autoridades do Irã, Arábia Saudita, Turquia, Catar, Egito, Kuwait, Jordânia e França.

• Emirados Árabes Unidos

O monarca da Arábia Saudita expressou esperança de que as conversas diretas do reino com o Irã levará ao fortalecimento da confiança, à medida que os dois amargos rivais regionais dão pequenos passos em direção ao diálogo após vários anos de tensões intensificadas.

KingSalman fez os comentários em um discurso pré-gravado entregue aos líderes reunidos para a Assembleia Geral da ONU Quarta-feira. Ele disse Irã é um vizinho de Audi Arabia , e que o reino espera que as negociações entre as duas nações possam levar a resultados tangíveis que abram o caminho para alcançar as aspirações dos povos da região.

Ele advertiu, porém, que as relações devem ser baseadas no respeito à soberania nacional e na cessação do apoio às milícias sectárias.

Relações entre o Audi governado por sunitas Arabia e governado pelo Irão xiita atingiu um ponto baixo quando o Trump administração estava exercendo pressão máxima sobre o Irã. Durante esses anos, o Irã foi acusado de estar por trás de vários ataques a alvos de energia no Golfo Pérsico - incluindo um ataque impressionante em AnAramco refinaria em 2019 - e de apoio ao Houthi lutadores no Iêmen , onde o reino está em guerra há mais de seis anos.

Em abril, surgiram notícias de que os rivais haviam realizado uma primeira rodada de negociações no Iraque após a eleição do presidente Joe Biden. Ex-presidente DonaldTrump tirou os EUA de um acordo nuclear em 2018; Biden disse que os EUA querem voltar ao pacto, embora as negociações tenham estagnado.

Os dois adversários regionais se encontraram novamente em Nova York à margem da Assembleia Geral da ONU , de acordo com o semi-oficial Mehr do Irã agência de notícias.

O site noticiou na quarta-feira que uma reunião de chanceleres e funcionários do Irã , Saudita Arabia ,Turquia ,Catar ,Egito , Kuwait ,Jordânia andFrance aconteceu. O chefe da política externa da UE também esteve presente. A reunião foi presidida pelo ministro das Relações Exteriores do Iraque.

Ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amirabollahian , foi citado por Mehr dizendo que a prioridade do novo governo do Irã '' é fortalecer e desenvolver relações com seus vizinhos e a região. Ele também se encontrou com Finish ,Alemão ,Austríaco ,Suíço andCroatian chanceleres na terça-feira em Nova York , de acordo com More.

Iraniano recém-juramentado Presidente Ebrahim Raisi permaneceu no Irã em meio à pandemia em curso. Ele foi severamente crítico do americano políticas em seu discurso entregue remotamente na reunião da ONU na terça-feira, pouco depois dos comentários pessoais de Biden.

KingSalman Saudi reiterado preocupações com o programa nuclear do Irã, que no Teerã insiste que é para fins energéticos pacíficos.

Ele também usou seu discurso para enfatizar o Audi A posição pública de longa data da Arábia na Palestina Estado, dizendo que uma paz duradoura deve garantir um palestino independente estado a leste de Jerusalém como sua capital.

Ele reconheceu as dificuldades econômicas, mas disse que, apesar de tais desafios, o reino continua a ser um grande doador de ajuda humanitária e esforços globais para combater COVID-19 como um Grupo de 20 nação. A pandemia de coronavírus derrubou os preços do petróleo no ano passado, corroendo a principal fonte de receita do reino. Arabia levou grandes produtores de petróleo a um pacto para conter a produção para ajudar a sustentar os preços do petróleo.