Escândalos obscurecem o vice-chanceler alemão enquanto ele se candidata para suceder Merkel

Os legisladores dizem que Scholz não revelou uma série de reuniões privadas que teve como prefeito da cidade de Hamburgo com o então presidente do banco Warburg, numa época em que a cidade demorou a recuperar mais de 40 milhões de euros de uma fraude fiscal. Scholz negou usar sua influência como prefeito para atrasar as autoridades municipais exigindo os fundos, devidos após a exposição do chamado golpe fiscal 'cum-ex', no qual os fraudadores sonegaram bilhões de euros em impostos ao fazerem com que duas entidades reivindicassem possuir ações societárias simultaneamente.

Crédito da imagem representativa: Flickr
  • Alemanha

O vice-chanceler da Alemanha está sob pressão renovada de legisladores por causa de sua forma de lidar com dois escândalos financeiros, prejudicando suas chances de ressuscitar seus democratas sociais na corrida para suceder a chanceler Angela Merkel ano que vem. Laf Scholz , o candidato social-democrata a chanceler, apostou na identidade de centro-esquerda do partido ao se juntar a uma grande coalizão com os conservadores de Merkel após a pior derrota eleitoral do partido no pós-guerra em 2017. Ele espera reviver sua sorte em uma eleição em que Merkel diz que não vai ficar.

Mas sua chance de sucedê-la depende de sua reputação como um ativista da justiça social, que foi prejudicada pelas críticas de como ele lidou com dois dos maiores escândalos de fraude corporativa da história da Alemanha: um que remonta a anos atrás como prefeito, e outro sob seu comando como ministro das finanças de Merkel. Legisladores afirmam que Scholz não revelou uma série de reuniões privadas que teve como prefeito da cidade de Hamburgo com o então presidente do banco Warburg, numa época em que a cidade demorava a recuperar mais de 40 milhões de euros de uma fraude fiscal.

Scholz negou usar sua influência como prefeito para atrasar as autoridades municipais exigindo os fundos, devidos após a exposição do chamado golpe fiscal 'cum-ex', no qual os fraudadores sonegaram bilhões de euros em impostos ao fazerem com que duas entidades reivindicassem possuir ações societárias simultaneamente. Em reunião com parlamentares, Scholz admitiu que já se reuniu com o presidente do banco, embora ele tenha dito não se lembrar dos detalhes, segundo pessoas presentes.

Um porta-voz de Scholz disse à Reuters que não tinha nada a acrescentar sobre o caso, além de suas negativas públicas anteriores de irregularidades. Warburg disse que já reembolsou 50 milhões de euros. ENORME FRAQUEZA

'É notável que uma pessoa com seu intelecto mostre tamanha fraqueza para lembrar ... onde o assunto começa a ficar interessante', disse Florian Toncar, um membro influente doBundestag dos democratas livres pró-negócios. Fabio De Masi, um parlamentar do partido de esquerda, disse que perguntou a Scholz em março deste ano sobre reuniões que ele pode ter tido com o banco.

“Ele disse que não havia nada além do que já era conhecido. Agora ele admitia que havia outras reuniões. Por que ele escondeu isso? ' No outro grande escândalo, Scholz presidiu o Ministério da Fazenda durante o colapso da firma de pagamentosWirecard , que faliu depois de reconhecer que quase 2 bilhões de euros haviam desaparecido.

O Parlamento anunciou um inquérito para forçar o governo a revelar mais sobre a inação do regulador financeiro. , parte do ministério das finanças de Scholz, em preparação para a fraude. Os críticos do governo dizem que as autoridades ignoraram muitas bandeiras vermelhas. 'A Alemanha tentou se apresentar como um país honesto e eficiente', disse De Masi. 'Wirecard e cum-ex estão mudando essa percepção.'