Conselho de Segurança marca 25º aniversário do Tratado de Proibição de Testes com apelo por um mundo livre de armas nucleares

O Conselho de Segurança marcou na segunda-feira o 25º aniversário do Tratado de Proibição Total de Testes Nucleares, com apelos para sua entrada em vigor e a eliminação de armas nucleares em todos os lugares.

Falando no evento, o Secretário Executivo da Organização do Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares ( CTBTO ) apontou para a sua adesão quase universal, com 185 assinaturas e 170 ratificações.

Ele disse que o Tratado criou e sustentou uma norma contra os testes nucleares tão poderosa, que menos de uma dúzia de testes foram realizados desde a adoção, e apenas um país a violou neste milênio.

Um recorde comprovado

Antes da adoção do tratado em 1996, o rendimento explosivo médio dos testes nucleares a cada ano era equivalente a quase 1.000 bombas do tamanho de Hiroshima.

Os testes nucleares não apenas criaram instabilidade geopolítica e apoiaram o desenvolvimento de armas nucleares mais poderosas e mortais, mas também causaram sofrimento humano e danos ambientais incalculáveis. Por causa do CTBT, deixamos este mundo muito para trás, Sr. Floyd disse.

dragão príncipe dragões

Além de sua missão central, o Tratado inclui um regime de verificação na forma de uma rede global, que fornece dados úteis para fins civis e científicos, incluindo alerta de tsunami e estudos de mudanças climáticas.

Estabelecido sob o tratado, o Sistema de Monitoramento Internacional (IMS), fornece monitoramento 24 horas em tempo real de quaisquer atividades nucleares explosivas na Terra , e agora está mais de 90% concluído, com mais de 300 estações certificadas.

Um impulso renovado

Apesar das 185 assinaturas, o Tratado ainda não entrou em vigor, o que exigiria ratificação até oito paises (os EUA, China , Irã ,Israel ,Egito ,Índia ,Paquistão e Coréia do Norte).

Para Mr.Floyd , os aniversários são um momento de renovação de compromissos.

Ele citou um apetite real pela sociedade civil e o engajamento da juventude no assunto, e declarou que o objetivo final é claro: a eliminação total das armas nucleares.

Mas não podemos esperar alcançar um mundo livre de armas nucleares sem uma proibição universalmente aplicada, não discriminatória e verificável aos testes nucleares, argumentou ele.

Uma ameaça contínua

Até hoje, ainda existem 13.400 armas nucleares em todo o mundo. Alguns países continuam buscando capacidades nucleares e outros estão trabalhando para expandir seus arsenais nucleares.

Dirigindo-se aos membros do Conselho, o subsecretário-geral da ONU para Assuntos de Desarmamento, Izumi Nakamitsu, apontou uma tendência preocupante para a modernização e expansão dos arsenais nucleares.

Enquanto o regime global de controle de armas desmoronava, a diplomacia multilateral do desarmamento nuclear se atrofiava. Como as relações continuam a diminuir entre os Estados que possuem armas nucleares, não podemos presumir que a norma contra os testes nucleares será mantida, disse ela.

‘Dano duradouro’

Para a Sra. Nakamitsu, os testes nucleares causaram danos duradouros a ambientes primitivos, à saúde humana e a algumas das comunidades mais vulneráveis, desde os desertos de Novada , para as estepes de Semipalatinsk; do outback da Austrália aos atóis do sul Pacífico.

Além desses impactos, ela argumentou que os testes também permitiram melhorias quantitativas e qualitativas das armas nucleares, anunciando a chegada de novos Estados com armas nucleares. e facilitando o crescimento perigoso nos arsenais de seus predecessores.

Superando desafios

Para o subsecretário-geral, o 25º aniversário do tratado é um motivo para comemorar, mas também para repensar o que pode ser feito para superar os desafios que ainda temos pela frente.

temporada de sobrevivente designada

Ela argumentou que isso pode ser feito em várias frentes.

quando será lançada a 4ª temporada da arte da espada online

Em primeiro lugar, maior empoderamento dos jovens. Em segundo lugar, é necessário compreender que o CTBT não funciona no vácuo e que funciona em conjunto com outros processos. Em terceiro e último lugar, a comunidade internacional deve continuar a fortalecer as capacidades técnicas da CTBTO.

Magdalene Wanyaga, uma queniana membro de CTBTO Grupo Juvenil , também participou do encontro, compartilhando seus pontos de vista sobre como a sociedade civil e os jovens podem contribuir de forma criativa para esta missão.

Conferência de alto nível

Na semana passada, a Conferência de alto nível sobre a Facilitação da Entrada em Vigor do CTBT incluiu apelos globais para que se tornasse vinculativo e cumprisse seu potencial para acabar com todas as explosões nucleares.

Participaram ministros e altos funcionários de mais de 60 países, juntando-se ao Secretário-Geral da ONU, António Guterres , e Assembleia Geral da ONU Presidente, Abdulla Shahid.

No evento, Sr. Guterres instou oito países chave que ainda não assinaram ou ratificaram o Tratado, que o façam sem demora.

Dada a sua necessidade e prontidão, é decepcionante e frustrante que o Tratado ainda não tenha entrado em vigor. Todos nós sabemos a razão para isso - os oito estados restantes do Anexo cujas ratificações são necessárias para a entrada em vigor do Tratado, afirmou.

Visita Notícias da ONU para mais.