Fechado por corona, restaurante de Berlim abre para desabrigados

E com menos berlinenses indo ao ar livre, é muito mais difícil arrecadar dinheiro pedindo esmola ou coletando garrafas para vender para reciclagem. Mas em uma manhã fria de inverno esta semana, Breidaks se viu com uma refeição quente grátis e um lugar para se aquecer, depois das capitais alemãs maior restaurante, o Hofbraeu Berlin fechou devido às restrições de bloqueio do coronavírus mudaram de marcha para ajudar os desabrigados.

Crédito da imagem representativa: ANI
  • Alemanha

A pandemia de coronavírus não tornou a vida nas ruas de Berlim mais fácil para Kaspars Breidaks. Por três meses, o Latviano de 43 anos enfrentou abrigos para sem-teto operando com capacidade reduzida para que as pessoas possam ser mantidas a uma distância segura umas das outras. E com menos berlinenses indo ao ar livre, é muito mais difícil arrecadar dinheiro pedindo esmolas ou coletando garrafas para vender para reciclagem.

último mangá de uma peça

Mas em uma manhã fria de inverno esta semana, Bréidaks encontrou-se com uma refeição quente grátis e um lugar para se aquecer, depois do alemão o maior restaurante da capital, o Hofbraeu Berlin - ele próprio fechado devido às restrições de bloqueio do coronavírus - mudou de marcha para ajudar os desabrigados. 'Outras pessoas sem-teto na estação de trem me falaram sobre este lugar,' Breidaks disse, tirando um chapéu preto peludo com abas de orelha longas enquanto se sentava em um banco na cervejaria espaçosa e aconchegante perto da praça Alexanderplatz, um marco de Berlim. - Vim aqui buscar uma sopa quente. Era um funcionário de um restaurante que trabalhava como voluntário em um abrigo e propôs a abertura de uma cervejaria fechada em estilo bávaro - inspirada no famoso estabelecimento de Munique com o mesmo nome - para os sem-teto.

Foi uma proposição de vitória clara, disse o técnico do Hofbraeu, Bjoern Schwarz. Além de ajudar os desabrigados em tempos difíceis, o projeto financiado pela cidade também dá o trabalho necessário aos funcionários - e fornece ao restaurante uma renda bem-vinda. Em cooperação com a cidade e duas organizações de bem-estar, o restaurante rapidamente desenvolveu um conceito para receber até 150 moradores de rua em dois turnos todos os dias até o final do inverno, e começou a servir refeições na terça-feira.