Cingapura apresentará nova lei de harmonia racial para encorajar moderação e tolerância: PM Lee

• Cingapura

Cingapura apresentará uma nova lei sobre harmonia racial para incentivar a moderação e a tolerância entre os diferentes grupos raciais na cidade-estado, primeiro-ministro Lee Hsien Loong disse no domingo.

Falando no Dia Nacional rally, um discurso anual ao país, Lee disse que a nova Lei de Manutenção da Harmonia Racial consolidará todas as leis existentes que tratam de questões raciais, que atualmente estão espalhadas por várias peças de legislação como o Código Penal.

Além de prever penalidades para lidar com crimes raciais, a nova lei também irá incorporar “toques mais suaves” que enfocam a persuasão e a reabilitação.

Por exemplo, conferirá às autoridades poderes para ordenar a alguém que causou a ofensa que pare e faça as pazes, aprendendo mais sobre a outra raça.

Esta abordagem mais suave ajudará a curar feridas e consertar os laços entre as raças, ao invés de deixar ressentimento na esteira de tais incidentes, Lee foi citado pelo Straits Times.

Embora a solução real para o racismo seja mudar atitudes, o que leva tempo e esforço, a legislação pode desempenhar um papel, disse ele.

“As leis não podem, por si mesmas, fazer as pessoas se darem bem umas com as outras ou gostar umas das outras”, disse Lee.

“Mas as leis podem sinalizar o que nossa sociedade considera certo ou errado e estimular as pessoas a se comportarem melhor com o tempo”, disse ele.

Ele apontou para a Lei de Manutenção da Harmonia Religiosa existente, que servirá de modelo para a nova lei.

A lei nunca foi usada desde que entrou em vigor em 1992.

Mas sua própria existência ajudou a conter a intolerância e promover a harmonia religiosa, disse ele.

Da mesma forma, a nova lei sobre harmonia racial sinalizará a '' importância primordial '' desta questão para Singapura sociedade, acrescentou.

Em seu discurso, Lee fez referência a vários incidentes racistas de alto perfil recentes, observando que vários deles tiveram como alvo os índios.

Existem duas razões para isso, ele supôs. Um poderia ser o grande número de índios portadores de passe de trabalho em Singapura , enquanto o outro poderia estar vinculado ao Delta variante de Covid-19, que foi identificada pela primeira vez na Índia.

Mas é ilógico culpar os índios por essas questões e deixar essas frustrações impactar a harmonia racial, Lee afirmou.

o mistério da ilha de carvalho foi resolvido

'' Assim como é ilógico culpar o Alpha variante no inglês , os KTV (clubes de televisão de karaokê) aglomeram-se no Vietnamese , ou o surto inicial em Wuhan sobre os chineses '', acrescentou.

“Lee disse que todos devem abordar os problemas reais - gerenciar os números e as concentrações de passes de trabalho e melhorar nossas salvaguardas de saúde nas fronteiras.

Embora esses incidentes racistas sejam um lembrete da fragilidade da harmonia de Cingapura, eles não negam a abordagem multirracial do país que funcionou bem, disse ele, acrescentando que a harmonia racial não aconteceu espontaneamente aqui.

Ele observou que todos mantêm preferências raciais ou religiosas, que são naturais em todas as sociedades.

“Mas às vezes vai além das preferências raciais e culturais para se tornar preconceitos e preconceitos. Então é um problema '', disse ele.

Ele deu o exemplo de anúncios de emprego que exigem alto-falantes, embora não esteja claro se esta é uma necessidade genuína de trabalho.

Ele também citou indivíduos que são rejeitados para aluguel depois que os agentes imobiliários descobrem que eles não são chineses.

Pessoas de grupos minoritários vivenciam essas coisas de forma mais aguda porque são as mais afetadas por essa discriminação racial, Lee disse.

A maioria deve ser mais sensível às preocupações das minorias, enquanto os indivíduos também devem ter a coragem moral de se posicionar contra o comportamento racista, disse ele.

Isso significa expressar desaprovação clara dos incidentes racistas e também chamar a atenção para a agitação racista deliberada que se disfarça de outra coisa.

Em seu discurso, ele também destacou que a campanha contra a Compreensiva Acordo de Cooperação Econômica com Índia (CECA), por exemplo, alegou ser sobre colocar os Singapura primeiro, mas tinha uma forte conotação racial.

TheCECA , um Acordo de Livre Comércio, foi assinado em junho de 2005, mas tem sido criticado pelos moradores por ser um motivo de aumento na Índia nacionais trabalhando em Singapura , privando os habitantes locais de empregos.

CECA foi debatido em Cingapura parlamento recentemente como uma interação de base ampla com mercado de 1,38 bilhão na Índia e criando oportunidades para Singapura empresas para engajar seus índios contrapartes para explorar os mercados regionais e globais, disseram os observadores.