Engenheiro de software recria o MRT de Singapura em uma placa de circuito

Crédito da imagem: Pixabay

Os PCBs são usados ​​para qualquer dispositivo eletrônico, desde o seu smartphone até equipamentos industriais, como furadeiras elétricas. Eles também podem ser usados ​​por amadores que desejam construir seus próprios projetos eletrônicos, como no caso do Arduino.

O engenheiro de software de Cingapura Chai Jia Xun recentemente usou um PCB de uma maneira interessante. Ele criou um protótipo de bugiganga do tamanho de uma palma do Singapore MRT, incluindo a nova linha Thomson-East Coast MRT.

Uma postagem compartilhada por CJX3711 (@ cjx3711)

Crédito - @ cjx3711

Chai é funcionário do Vale do Silício há pelo menos três anos. Graduado pela NUS School of Computing, ele diz que sua educação não estava nada relacionada a PCBs. No entanto, seu interesse em mapas do sistema ferroviário e PCBs o levou a criar o protótipo. Ele também revelou que fez o protótipo MRT pela única razão de ser legal. Chai aprendeu principalmente com o YouTube e usou software livre para começar a fazer seus projetos de PCB.

Ele trabalhou no protótipo durante cinco meses. Chai viu seu projeto mais como uma arte do que simplesmente como eletrônica e circuitos. Na verdade, ele construiu apenas a parte frontal, que detalha o MRT com luzes LED. No entanto, todos a quem ele mostrou perguntaram-lhe se também acende, o que o levou a desenhar também o painel de retroiluminação.

Chai contou como era mais difícil trabalhar nas costas e ele teve que fazer mais pesquisas para descobrir como os circuitos funcionavam. Para a placa do tamanho da palma da mão, a sincronização do design do PCB foi particularmente importante, pois permitiu que Chai agilizasse todas as diferentes partes da placa para criar um fluxo de design mais fluido. Quando um PCB's parâmetros de componente são levados em consideração, as peças eletrônicas podem ser categorizadas de forma eficiente e atribuídas para atender às necessidades do projetista. Como Chai descobriria, os componentes otimizados contribuem para um design geral melhor.

Mais importante, isso permitiu que sua criação se iluminasse. O painel de iluminação também contém um painel integrado microcontrolador , que ajuda a controlar a iluminação de linhas individuais do MRT.

Ele postou fotos de sua criação no Reddit em 5 de julho, e isso atraiu muita atenção em 24 horas. As pessoas foram muito receptivas, dando centenas de votos positivos e até perguntando se ele o venderia. Chai expressou que não tem planos de fazer negócios com isso, já que quer passar para novos projetos também. No entanto, ele está pensando em vender alguns protótipos depois de melhorar a versão original.

Uma das coisas que ele deseja fazer inicialmente é usar luzes LED para codificar as respectivas linhas com cores. Infelizmente, o PCB não tem espaço suficiente para ele trabalhar com LEDs RGB. Desde a pequenos LEDs RGB são uma inovação relativamente nova, Chai começou a colocar papel colorido entre as placas. Ele também foi questionado se é possível usar o protótipo como um guia, conectando-se ao MRT real para informar aos passageiros em qual estação eles estão. Mas os LEDs não são endereçáveis ​​individualmente, e qualquer tentativa de fazê-lo precisará de um maior e PCB mais caro.

Atualmente, Chai também já começou a trabalhar em trinket PCBs da área da Baía de São Francisco e mapas do sistema de metrô de Tóquio.

mob Physco

(Os jornalistas da Devdiscourse não estiveram envolvidos na produção deste artigo. Os fatos e opiniões que aparecem no artigo não refletem as opiniões do Top News e o Top News não assume qualquer responsabilidade pelos mesmos.)