Piranesi, de Susanna Clarke, ganha Prêmio Feminino de Ficção

A escritora britânica Susanna Clarke ganhou o prestigioso Prêmio das Mulheres de Ficção na quarta-feira por seu romance de fantasia Piranesi, um livro que uma doença crônica a fez temer que nunca conseguiria escrever. Clarke, 61, recebeu o prêmio de US $ 41.000 de 30.000 libras por ela O segundo romance, que foi publicado 16 anos depois de seu primeiro, Jonathan Strange Mr. Norrell, se tornou um best-seller global. Situado em uma realidade alternativa mágica, Piranesi é narrado por um homem que vive em uma casa cheia de estátuas labiríntica - sozinho exceto por um visitante conhecido como o Outro que compreende todo o seu universo.

• Reino Unido

Escritora britânica SusannaClarke ganhou o prestigioso Prêmio Feminino de Ficção na quarta-feira por seu romance de fantasia Piranesi '' - um livro que a doença crônica a fez temer nunca conseguir escrever.

Clarke, de 61 anos, recebeu o prêmio de 30.000 libras (US $ 41.000) por seu segundo romance, publicado 16 anos depois de seu primeiro, Jonathan Strange & Mr. Norrell, se tornar um best-seller global.

Situado em uma realidade alternativa mágica, Piranesi é narrado por um homem que vive em uma casa labiríntica cheia de estátuas - sozinho, exceto por um visitante conhecido como o Outro - que compreende todo o seu universo. Conforme ele explora seu domínio, a compreensão do personagem sobre seu mundo muda gradualmente - e o mesmo acontece com a do leitor.

Clarke agradeceu aos jurados do prêmio por homenagear um livro muito estranho, de fato. É um mundo diferente. É um mundo estranho. Não é este mundo, disse ela sobre o cenário do romance. Ela disse que sua recepção entusiástica mostrou que as histórias não precisam ser sobre este mundo e a vida moderna para ressoar fortemente. O primeiro romance de Clarke, uma saga mágica épica, foi publicado para aclamação em 2004, vendeu mais de 4 milhões de cópias e foi adaptado para a televisão pela BBC.Clarke disse que o trabalho de acompanhamento foi retardado pela doença, pois ela lutava contra a síndrome da fadiga crônica.

Ela disse que Piranesi era o livro que eu nunca pensei que escreveria. Nunca pensei que ficaria bem o suficiente. Por muito tempo, tive névoa cerebral, e você não pode escrever um romance se não conseguir obter consistência no trabalho e não puder construir sobre o trabalho que fez ontem ou há alguns dias, Clarke disse à Associated Press.

Mas quando eu melhorei o suficiente para ser capaz de trabalhar de forma razoavelmente consistente, meu molde de mente, minha imaginação não mudou. As coisas que me fascinavam e as paisagens pelas quais queria vagar, continuaram as mesmas. Foi talvez uma das poucas coisas que permaneceu igual em mim. Ela disse que esperava que sua vitória encorajasse outras mulheres incapacitadas por doenças prolongadas.

Piranesi foi publicado em 2020, uma vez que grande parte do mundo vivia confinamento, isolamento e deslocamento por causa da pandemia do coronavírus, e atingiu muitos leitores e críticos.

Acho que muitas pessoas que passaram pelo bloqueio encontraram ecos na situação de que Piranesi encontra-se em - mais ou menos sozinho, em uma casa que é o mundo inteiro, Clarke disse.

Romancista Bernardine Evaristo , que presidiu o painel de jurados do Prêmio Feminino, disse Clarke criou um mundo além de nossa imaginação que também nos diz algo profundo sobre o que é ser humano. foi um dos dois ingleses autores entre os seis finalistas do prêmio, fundado em 1996 e aberto a escritoras de língua inglesa de todo o mundo. Os vencedores anteriores incluem Zadie Smith , Tayari Jones e Maggie O'Farrell.

Os outros finalistas deste ano foram os americanos autor de Brit Bennett The Vanishing Half, EUA. No One is Talking About This, da escritora Patricia Lockwood, Transcendent Kingdom, de Ghanaian-American escritorYaa Gyasi , Barbadense escritorCherie Jones ' Como a irmã de um só braço varre sua casa e o Reino Unido. authorClaire Fuller Terreno não resolvido. A doença de Clarke significou que ela teve que engavetar uma sequência tão esperada de Jonathan Strange, um romance rico e extenso, mergulhado em pesquisas históricas. Ela disse que não abandonou a esperança de terminar.

Longos anos sem ser capaz de escrever significam que tenho todos os tipos de documentos no meu laptop que, infelizmente, se tornaram como arbustos rebeldes em um jardim, disse ela.

Eles meio que brotam em todas as direções. Mas espero poder entrar naquele jardim e pegar algumas tesouras de poda em parte e dar-lhes alguma forma.