Talibã invadiu cidades do norte do Afeganistão de Kunduz, Sar-e Pul, Taloqan

O Taleban também ocupou prédios do governo na capital provincial de Sar-e Pul, levando autoridades da cidade principal para uma base militar próxima, disse Mohammad Noor Rahmani, membro do conselho provincial da província de Sar-e Pul. Na sexta-feira, eles capturaram sua primeira capital provincial em anos quando assumiram o controle de Zaranj, na fronteira com o Irã, na província de Nimroz, no sul do Afeganistão.

Imagem representativa Crédito de imagem: ANI

Os combatentes do Taleban invadiram três capitais provinciais, incluindo a estratégica cidade de Kunduz, no nordeste no domingo, disseram autoridades locais, enquanto os insurgentes intensificavam a pressão no norte e ameaçavam outras cidades.

Ilha de Carvalho misteriosa

Os insurgentes tomaram dezenas de distritos e pontos de fronteira nos últimos meses e pressionaram várias capitais de províncias, incluindo Herat no oeste e Kandahar no sul, com a retirada das tropas estrangeiras. A ofensiva ganhou força nos últimos dias após os Estados Unidos anunciou que encerraria sua missão militar no país até o final de agosto.

Combatentes do Taleban apreenderam prédios do governo em Kunduz , deixando as forças do governo penduradas no controle do aeroporto e de sua base, disse um parlamentar da assembléia provincial no domingo, levantando temores de que possa ser o último a cair nas mãos do Taleban. A cidade de 270.000 habitantes é considerada um prêmio estratégico, pois fica na porta de entrada para as províncias ricas em minerais do norte e da Ásia Central.

'Conflitos pesados ​​começaram ontem à tarde. Todas as sedes do governo estão no controle do Taliban , apenas a base do exército e o aeroporto estão com o ANDSF (Forças de segurança afegãs) de onde estão resistindo ao Taleban ', disse o legislador Amruddin Wali. Um porta-voz das forças de segurança disse na noite de domingo que as forças do governo lançariam uma operação em grande escala para retomar áreas perdidas da província o mais rápido possível.

Porta-voz do Talibã Zabihullah Mujahid disse que o grupo havia capturado em grande parte a província e estava perto do aeroporto. TOMANDO TERRA

Autoridades de saúde em Kunduz disse que 14 corpos, incluindo de mulheres e crianças, e mais de 30 feridos foram levados para o hospital. TheTaliban também tomaram prédios do governo na capital provincial do norte de Sar-e Pul, levando funcionários da cidade principal para uma base militar próxima, Mohammad Noor Rahmani , disse um membro do conselho provincial da província de Sar-e Pul.

Na sexta-feira, eles conquistaram sua primeira capital provincial em anos, quando assumiram o controle de Zaranj , na fronteira com o Irão No sul do Afeganistão, Nimroz província. Nos últimos dias, eles aumentaram os ataques às províncias do norte, que ficam fora de suas fortalezas tradicionais no sul, mas onde o grupo está rapidamente ganhando terreno, muitas vezes ao longo da fronteira com o centro-asiático do Afeganistão. vizinhos e parceiros comerciais Turquemenistão , Tajiquistão e Uzbequistão.

Na noite de domingo, Ashraf Ayni, representante no parlamento de Takhar província, disse que sua capital, Taloqan, havia caído nas mãos do Taliban que libertou prisioneiros e assumiu o controle de todos os prédios do governo, levando as autoridades a um distrito próximo. No sábado, uma luta pesada ocorreu em Sheberghan , a capital da província de Jawzjan do norte. TheTaliban disseram que haviam capturado toda a província.

Shir Mohammad, membro do conselho provincial de Jawzjan, disse que a maior parte de Sheberghan , incluindo prédios do governo provincial, caíram nas mãos do Taleban. AnAfghan o porta-voz das forças de segurança no sábado negou o tomou a cidade, dizendo que as forças estavam trabalhando para defender Sheberghan sem causar vítimas civis. No domingo, ele não respondeu imediatamente ao pedido de comentários para uma atualização sobre a situação.