Fazer tênis da maneira mais difícil tornou Djokovic mais difícil, diz Pilic

Os desafios que Novak Djokovic enfrentou na infância e ao longo de sua carreira ajudaram o sérvio de 34 anos em sua tentativa de se tornar o maior tenista de todos os tempos, disse seu ex-mentor Niki Pilic à Reuters. O número um do mundo enfrentará o russo Daniil Medvedev na final do Aberto dos Estados Unidos no domingo, com o objetivo de vencer o 21º recorde da carreira e completar um Grand Slam do calendário após vencer o Aberto da Austrália, o Aberto da França e os títulos de Wimbledon este ano.

Djokovic Crédito da imagem: Wikipedia
  • Estados Unidos

O número um do mundo enfrentará o russo Daniil Medvedev na final do Aberto dos Estados Unidos no domingo, com o objetivo de vencer um recorde de 21 anos de carreira e completar um Grand Slam do calendário depois de vencer o Aberto da Austrália, o Aberto da França e os títulos de Wimbledon este ano. Se ele tiver sucesso, Djokovic ultrapassará seus rivais de longa data Roger Federer e Rafael Nadal, que também têm 20 majores em seu currículo, e se tornará o primeiro homem a vencer o campeonato desde o australiano Rod Laver, 52 anos atrás.

Com Laver de 83 anos assistindo das arquibancadas em Nova York, Djokovic derrotou o alemão Alexander Zverev em cinco sets vibrantes para chegar a uma vitória de ficar sozinho no topo da lista de campeões do Grand Slam. O croata Pilic, que supervisionou os estágios iniciais da carreira de Djokovic quando adolescente em sua academia de tênis na Alemanha, ressaltou que foi apenas uma recompensa para o Belgrader que cresceu na Sérvia devastada pela guerra.

Durante o bombardeio da Otan em 1999 na Sérvia por causa do conflito em Kosovo, um Djokovic de 12 anos treinou em uma piscina vazia convertida em uma quadra de tênis e suas sessões de prática eram frequentemente interrompidas por sirenes de ataque aéreo. 'Não se sabe quais são os limites de alguém quando é adolescente, mas fazer as coisas da maneira mais difícil definitivamente tornou Djokovic mais difícil', disse Pilic à Reuters em entrevista por telefone pouco antes da vitória do sérvio sobre Zverev.

'É uma linha tênue e não havia garantias de que ele iria se tornar um jogador top 10, mas seu talento natural era óbvio. Mais importante, foi acompanhado por seu comprometimento, ritmo de trabalho e força mental. 'Era óbvio desde o início na minha academia que ele era algo especial e é por isso que seu pai e eu sempre acreditamos nele.'

CROSSROADS DE CARREIRA Um ex-instrutor de esqui alpino, o pai de Djokovic, Srdjan, também incutiu sua paixão em Novak, que disse que a certa altura estava indeciso sobre qual esporte seguir. https://www.reuters.com/article/us-tennis-djokovic-interview-idUSKBN0LX1Q120150301

Apesar de todas as suas realizações nas quadras, Djokovic nunca desfrutou da mesma popularidade global entre os fãs de tênis como Federer e Nadal. 'Djokovic não agrada a todos porque vem de um país pequeno e, portanto, não é apreciado o suficiente pelos fãs de tênis anglo-americanos e europeus', disse Pilic.

'Mas, goste alguém dele ou não, ele tem muito caráter e personalidade. Ele deixou a Sérvia orgulhosa, fez muito para melhorar a reputação internacional do país e, para mim, ele é mais do que apenas um grande jogador de tênis. ' O ex-técnico da Copa Davis da Sérvia, Bogdan Obradovic, estava no comando quando Djokovic liderou a nação dos Balcãs em sua primeira e única vitória na competição em 2010.

'Ganhar o título da Copa Davis de 2010 foi um momento decisivo na carreira de Novak, mas, antes de mais nada, foi o resultado de um processo de oito anos para transformá-lo no jogador e no homem que ele se tornou', disse Obradovic à Reuters por e-mail. 'Eu sei o quanto isso significou para ele e depois daquele triunfo, ele encontrou um novo nível de confiança que lhe permitiu intensificar sua investida rumo ao primeiro lugar no ranking da ATP.'

lançamento de novo episódio de one punch man

A Sérvia venceu a França por 3 a 2 no caldeirão da Arena de Belgrado naquela final e Djokovic, que havia conquistado apenas o título do Aberto da Austrália de 2008 naquela época, conquistou três dos quatro campeonatos principais em 2011. No domingo, Djokovic se dirige para a maior partida de sua vida e ele deixou dúvidas sobre o que isso significava para ele quando ele se dirigiu à multidão de Flushing Meadows depois de derrotar Zverev.

'Tudo dentro. Vou colocar meu coração e minha alma e meu corpo e minha cabeça nisso. Vou tratar o próximo jogo como se fosse o último da minha carreira ', disse ele.