ONU diz que o mundo provavelmente perderá as metas climáticas, apesar da pausa de COVID nas emissões

Crédito de imagem representativa: Wikipedia

O ritmo da mudança climática não foi desacelerado pela pandemia global COVID-19 e o mundo permanece para trás em sua batalha para reduzir as emissões de carbono, o Nações disse na quinta-feira.

A retração econômica relacionada ao vírus causou apenas uma redução temporária nas emissões de CO2 no ano passado e não foi suficiente para reverter os níveis crescentes de gases de efeito estufa na atmosfera, a Organização Meteorológica Mundial (OMM) disse. 'Houve alguns pensando que o COVID os bloqueios teriam um impacto positivo na (…) atmosfera, o que não é o caso, 'Secretário-Geral da OMM, Peteri Taalas disse em uma coletiva de imprensa.

capítulo 138 vazamentos

O mundo em 2021 estava perdendo a marca de reconstruir de forma sustentável da crise do COVID-19 e 'não estar indo na direção certa', disse Taalas. As metas de redução de emissões não estão sendo cumpridas e há uma probabilidade crescente de que o mundo perca seu Acordo de Paris objetivo de reduzir o aquecimento global para 1,5 graus Celsius acima dos níveis pré-industriais, disse a OMM em seu em Science 2021 Report.

'Este é um ano crítico para a ação climática', ONU. O secretário-geral, Antonio Guterres, disse em um comunicado, e os resultados foram uma 'avaliação alarmante de quão longe estamos do curso'. “Este ano houve uma recuperação das emissões de combustíveis fósseis, as concentrações de gases do efeito estufa continuaram a aumentar e graves eventos climáticos causados ​​pelo homem que afetaram a saúde, vidas e meios de subsistência em todos os continentes”, disse ele.

As concentrações na atmosfera dos principais gases de efeito estufa - CO2, metano e óxido nitroso - continuaram a aumentar em 2020 e no primeiro semestre de 2021, oU.N. disse. A temperatura média global nos últimos cinco anos estava entre as mais altas já registradas, estimada em 1,06C a 1,26C acima dos níveis pré-industriais.

Há agora uma chance de 40% de que a temperatura global média em um dos próximos cinco anos seja pelo menos 1,5 ° C mais quente do que os níveis pré-industriais, disse o relatório. 'A menos que haja reduções imediatas, rápidas e em grande escala nas emissões de gases de efeito estufa, limitar o aquecimento a 1,5 ° C será impossível, com consequências catastróficas para as pessoas e o planeta do qual dependemos', disse Guterres.

Mistério da ilha de carvalho de 220 anos resolvido

TheUnited no relatório Science 2021 apresenta os últimos dados científicos e descobertas relacionadas às mudanças climáticas. Taalas da OMM comparou os dramáticos transtornos da vida diária causados ​​pela pandemia COVID-19 às mudanças mais moderadas necessárias para mitigar as mudanças climáticas e evitar consequências muito mais terríveis.

'Se falharmos na mitigação do clima, teremos um problema permanente por pelo menos centenas ou mesmo milhares de anos', disse ele. 'Os ... efeitos econômicos do bem-estar humano seriam muito mais dramáticos do que este COVID pandemia.'