O chefe da segurança interna dos EUA segue para a fronteira à medida que a remoção do campo de migrantes se acelera

O secretário de Segurança Interna dos EUA viajará para o Texas na segunda-feira para supervisionar a expulsão de imigrantes, em sua maioria haitianos, de um campo improvisado que montaram depois de atravessar o Rio Grande do México. O acampamento sob uma ponte que atravessa o Rio Grande é o último ponto de ignição para as autoridades dos EUA que buscam conter o fluxo de milhares de migrantes que fogem da violência de gangues, pobreza extrema e desastres naturais em seus países de origem.

Crédito da imagem representativa: ANI
  • Estados Unidos

O acampamento sob uma ponte que atravessa o Rio Grande é o último ponto de ignição para as autoridades dos EUA que buscam conter o fluxo de milhares de migrantes que fogem da violência de gangues, pobreza extrema e desastres naturais em seus países de origem. No domingo, o secretário de Segurança Interna dos EUA, Alejandro Mayorkas, implorou aos migrantes que desistissem de sua jornada para o norte, argumentando que o governo 'não tem escolha' a não ser expulsá-los.

para acalmar o lugar

Mayorkas se encontrará com autoridades locais e dará uma entrevista coletiva, de acordo com um comunicado de seu gabinete. O acampamento em Del Rio, Texas, foi o lar temporário de 12.000 migrantes em um ponto. Muitos haviam viajado pela América do Sul e Central para chegar lá e esperavam solicitar asilo.

Os primeiros voos de haitianos expulsos do acampamento pousaram em Port-au-Prince no domingo https://www.reuters.com/world/americas/expelled-texas-returned-haitians-lament-lost-american-dream-2021-09 -20, e pelo menos mais três devem pousar na segunda-feira, de acordo com o site de rastreamento de voos Flightaware. Del Rio fica do outro lado da fronteira com Ciudad Acuna, que fica no lado mexicano do rio.

Dezenas de haitianos carregando mochilas e sacolas plásticas com seus pertences abandonaram o acampamento e voltaram para Ciudad Acuna, dizendo que planejam ficar no México por enquanto porque não querem ser enviados para o Haiti. Embora Biden tenha revertido muitas das ações de imigração de seu antecessor Donald Trump no início de sua presidência, ele deixou em vigor uma política de expulsão da era da pandemia, segundo a qual a maioria dos migrantes pegos cruzando a fronteira EUA-México é rapidamente rejeitada.

Ao lado de cenas frenéticas de determinados haitianos tentando cruzar o rio, mas foram recebidos pela polícia montada a cavalo na fronteira, outros migrantes administraram silenciosamente um destino mais feliz, conseguindo entrar no posto de controle de imigração dos EUA. O imigrante venezuelano Melvin Azuaje, 31, e seu irmão mais novo, Manuel, 11, disseram à Reuters que estavam voando para o estado da Carolina do Sul, onde um primo os esperava, depois que seus pedidos de asilo foram processados.

Azuaje, que disse ter assumido a custódia de Manuel depois que sua mãe morreu de câncer, disse que eles estiveram em Del Rio por mais de uma semana, primeiro passando dois dias sob a ponte antes de serem transferidos para um centro de processamento. Melvin disse que estava ansioso para que Manuel, que adora beisebol e matemática, começasse uma nova vida.

'Está me dando arrepios', disse ele ao transitar pelo aeroporto de Dallas na noite de domingo.