O ACNUR pede para enfrentar a baixa taxa de matrícula de refugiados na escola secundária

O progresso recente feito na matrícula escolar de crianças e jovens refugiados está agora sob ameaça, disse o chefe do ACNUR, Filippo Grandi. Crédito da imagem: Flickr

O ACNUR, a Agência da ONU para os Refugiados, pede um esforço internacional para garantir a educação secundária forrefugee crianças e juventude, como níveis da escola e as matrículas nas universidades permanecem criticamente baixas.

A chamada vem como UNHCR lança seu Relatório de Educação 2021, Mantendo o Rumo: Os Desafios da Educação de Refugiados. O relatório destaca as histórias de jovens refugiados em todo o mundo enquanto tentam continuar aprendendo em uma era de interrupções sem precedentes causadas pela pandemia COVID-19.

Ensino Médio deve ser um momento de crescimento, desenvolvimento e oportunidade. Aumenta as perspectivas de emprego, saúde, independência e liderança de jovens vulneráveis, e eles são menos propensos a serem pressionados para o trabalho infantil.

Ainda de acordo com dados coletados pelo ACNUR em 40 países, a taxa bruta de matrícula para refugiados no nível secundário em 2019-2020 era de apenas 34 por cento. Em quase todos os países, a taxa é inferior à das crianças da comunidade anfitriã.

quantos episódios de diários de vampiros

É provável que a pandemia tenha minado ainda mais as chances dos refugiados. COVID-19 tem sido perturbador para todas as crianças , mas para jovens refugiados - que já enfrentam obstáculos significativos para entrar na escola - poderia destruir todas as esperanças de obter a educação eles precisam.

'Progresso recente feito na escola inscrição de refugiado crianças e a juventude está agora sob ameaça ', disse o ACNUR chefe Filippo Grandi.

'Enfrentar este desafio requer um esforço massivo e coordenado, e é uma tarefa da qual não podemos nos esquivar.'

O ACNUR pede aos estados que garantam o direito de todas as crianças , incluindo refugiados, para ter acesso à educação secundária e para garantir que façam parte dos sistemas e planos educacionais nacionais.

Além disso, os estados que acolhem um grande número de pessoas deslocadas precisam de assistência na construção de capacidade: mais escolas, materiais de aprendizagem apropriados, treinamento de professores em disciplinas especializadas, apoio e instalações para meninas adolescentes e investimento em tecnologia e conectividade para eliminar a exclusão digital.

ordem de piratas de filmes caribenhos

Os dados também mostram que de março de 2019 a março de 2020, as taxas brutas de matrícula para refugiados no nível primário foram de 68 por cento.

Matrícula em ensino superior estava em 5 por cento, um aumento de 2 pontos a cada ano e novamente que representa uma mudança transformacional para milhares de refugiados e suas comunidades. É um aumento que também oferece esperança e incentivo aos refugiados mais jovens que enfrentam desafios assustadores para ter acesso à educação.

No entanto, este nível permanece baixo quando comparado aos números globais, e sem um grande aumento no acesso no nível secundário, a meta de 15 por 30 estabelecida pelo ACNUR e parceiros - 15 por cento dos refugiados matriculados no ensino superior em 2030 - permanecerá fora de alcance.