UNICEF busca US $ 122,2 milhões para atender às necessidades humanitárias de 1,6 milhão de pessoas no Haiti

O Haiti está enfrentando uma de suas crises humanitárias mais complexas nos últimos anos, disse o representante do UNICEF no Haiti, Bruno Maes.

Crédito de imagem representativa: ANI
  • Haiti

O UNICEF está buscando US $ 122,2 milhões para atender às necessidades humanitárias de 1,6 milhão de pessoas, incluindo 800.000 crianças no Haiti. Este novo recurso é quase três vezes maior do que o financiamento de emergência original solicitado para o Haiti no início do ano.

'O Haiti está enfrentando uma de suas crises humanitárias mais complexas nos últimos anos', disse a UNICEF Haiti Representante Bruno Maes. 'Antes do terremoto ,crianças já estavam sofrendo de altas taxas de desnutrição , deslocamento causado pela violência relacionada a gangues e os impactos secundários do COVID-19. Mas agora, as necessidades humanitárias das crianças haitianas estão mais graves do que nunca, pois famílias inteiras perderam tudo, incluindo casas, escolas, acesso a água e instalações de saúde. Muitas vidas humanas dependem de quanta ajuda humanitária seremos capazes de fornecer - e com que rapidez. '

Em 14 de agosto de 2021, um terremoto de magnitude 7,2 atingiu os departamentos do sudoeste de Sud, Grand 'Anse e Nippes, agravados em 16 de agosto por fortes chuvas da depressão tropical de Grace. Mais de 2.200 pessoas morreram, 12.200 pessoas ficaram feridas e 130.000 casas foram destruídas, colocando milhares de pessoas em necessidade urgente de assistência. Esses desastres atingiram o Haiti enquanto o país se recuperava do assassinato, em 7 de julho, do presidente Jovenel Moïse e da escalada da violência de gangues que deslocou 19.000 pessoas e afetou 1,5 milhão de pessoas.

A Visão Geral das Necessidades Humanitárias (HNO), divulgada em março de 2021, estimou que 4,4 milhões de pessoas sofriam de insegurança alimentar, 217.000 crianças sofria de desnutrição aguda global , e 2,95 milhões de pessoas, incluindo 1,2 milhão de crianças e 400.000 mulheres grávidas e meninas adolescentes, cuidados de saúde de emergência necessários. Os efeitos do recente terremoto são esperados para exacerbar ainda mais essas vulnerabilidades.

A prioridade do UNICEF é responder às necessidades urgentes:

Os sistemas de saúde nos três departamentos afetados pelo terremoto enfrentam desafios para atender às crescentes necessidades de saúde, ao mesmo tempo em que mantêm acesso a serviços de saúde e nutrição que salvam vidas, incluindo cuidados de saúde materno-infantil.

Com milhares de pessoas deslocadas dormindo a céu aberto e a infraestrutura de água e saneamento sofrendo grandes danos, as populações vulneráveis ​​estão cada vez mais expostas aos riscos de doenças transmitidas pela água e infecções respiratórias agudas, incluindo COVID-19.

Nos últimos dois anos, mais de 3 milhões de crianças não pôde frequentar a escola por meses a fio, devido a desafios políticos e de segurança, bem como ao COVID-19 bloqueios relacionados. Nas áreas afetadas pelo terremoto, avaliações preliminares conduzidas pelo Ministério da Educação indicam que centenas de escolas foram destruídas ou fortemente danificadas, afetando cerca de 100.000 crianças.

'Com as escolas abertas em setembro no Haiti , será um grande desafio para milhares de crianças para retomar sua educação nas regiões atingidas pelo terremoto. Junto com o Ministério da Educação, nossas equipes no terreno estão trabalhando contra o relógio para instalar espaços temporários de aprendizagem. Crianças e professores precisam de equipamentos, materiais e apoio psicossocial para superar as experiências traumáticas pelas quais passaram ', disse Maes.

No início do terremoto , UNICEF entregou suprimentos médicos essenciais aos principais hospitais do sul para atender 30.000 pessoas em dois meses.UNICEF também já forneceu água potável e artigos de higiene e saneamento para mais de 108.000 mulheres e crianças afetadas.

Em resposta ao terremoto , UNICEF está solicitando um total de US $ 122,2 milhões para ampliar suas intervenções de emergência no Haiti este ano. Até agora, menos de 32 por cento desse financiamento necessário foi recebido.