UP: Allahabad HC se recusa a suspender a prisão do poeta Munawwar Rana

Pedindo ao poeta Munawwar Rana que se abstivesse de fazer comentários sobre qualquer comunidade, o tribunal de Lucknow do Tribunal Superior de Allahabad recusou-se a suspender sua prisão em conexão com um FIR movido contra ele por supostamente incitar sentimentos religiosos ao comparar Valmiki, que escreveu Ramayana, com o Talibã .

Crédito de imagem representativa: ANI
  • Índia

Perguntando ao poeta MunawwarRana abster-se de fazer comentários em qualquer comunidade, theLucknow banco do Tribunal Superior de Allahabad recusou-se a suspender sua prisão em conexão com um FIR apresentado contra ele por supostamente incitar sentimentos religiosos ao comparar Valmiki , que escreveu Ramayana , com o Talibã. Passando a ordem, uma divisão de bancada da justiça Ramesh Sinha e justiça Saroj Yadav perguntou o advogado de Rana, 'Por que você (Rana) faz tais comentários? Por que você (Rana) não faz o que é seu trabalho? ' 'Nenhuma indulgência é exigida no assunto ... vá e entre com um pedido de fiança antecipada', o tribunal disse ao advogado de Rana.

A FIR foi registrada na Delegacia de Polícia de Hazratganj após denúncia do vice-presidente da Fundação Samjik Sarokaar , P L Bharti em 20 de agosto.

Rana foi registrada em Seções 153A (Promoção da inimizade entre diferentes grupos com base na religião, raça, local de nascimento etc.), 295 A (atos deliberados e maliciosos com a intenção de ultrajar sentimentos religiosos de qualquer classe), 505 (1) (B) (com a intenção de causar , ou que possa causar medo ou alarme ao público) e a prevenção de atrocidades SC / ST agir.

No entanto, o poeta contestou a FIR e também pediu a suspensão de sua prisão durante a investigação do caso. Rana enquanto conversava com um canal havia dito: Valmiki tornou-se um Deus depois de escrever o Ramayana , antes disso ele era um ladrão. O caráter de uma pessoa pode mudar. Da mesma forma, o Taliban , por enquanto, são terroristas, mas as pessoas e os personagens mudam. ' Quando você fala sobre Valmiki , você terá que falar sobre seu passado. Em sua religião, você faz de qualquer pessoa um deus. Mas ele era um escritor e escreveu o Ramayana , mas não estamos competindo aqui, Rana tinha dito.

tomates podres do reino animal

O advogado de Rana tentou convencer o tribunal de que nenhuma ofensa foi feita contra ele porque era sua liberdade de expressão e não poderia ser restringida por meio de um processo criminal.

Opondo-se ao apelo, outros defensores do governo S N Tilhari argumentou que a liberdade de expressão tinha restrição razoável e Rana fez a declaração a fim de insultar e incitar os sentimentos de Dalit comunidade no país e, como tal, equivalia a infrações subseção 153 A, 295 A, 505 (1) (B) do IPC e também sob a Lei SC / ST. Considerando a natureza das alegações contra Rana , a bancada indeferiu a petição.