EUA, Reino Unido e Austrália anunciam parceria trilateral de segurança AUKUS

A Austrália, o Reino Unido e os EUA anunciaram na quarta-feira (hora local) uma parceria de segurança trilateral aprimorada chamada 'AUKUS' para aprofundar a cooperação diplomática, de segurança e de defesa na região Indo-Pacífico.

Anúncio de uma nova parceria de segurança trilateral chamada 'AUKUS'. Crédito da imagem: ANI
  • Estados Unidos

Austrália, Reino Unido e Estados Unidos na quarta-feira (hora local) anunciaram uma parceria de segurança trilateral aprimorada chamada 'AUKUS' para aprofundar a cooperação diplomática, de segurança e defesa no Indo-Pacífico região. 'O esforço que lançamos hoje ajudará a manter a paz e a estabilidade no Indo-Pacífico região ', disse um comunicado conjunto sobre a formação de uma parceria trilateral de defesa.

A nova parceria trilateral de segurança foi anunciada em uma reunião virtual entre o presidente dos EUA, JoeBiden , Primeiro Ministro do Reino Unido BorisJohnson e australiano Primeiro Ministro Scott Morrison. 'Como líderes da Austrália , theUnited Reino , e theUnited Estados, guiados por nossos ideais duradouros e compromisso compartilhado com a ordem baseada em regras internacionais, resolvemos aprofundar a cooperação diplomática, de segurança e de defesa no Pacífico-Índico região, inclusive trabalhando com parceiros, para enfrentar os desafios do século XXI ', acrescentou o comunicado.

Presidente dos EUA JoeBiden , durante o anúncio de quarta-feira, também afirmou que o estabelecimento de AUKUS é necessário porque 'precisamos ser capazes de abordar o ambiente estratégico atual na região e como ele pode evoluir.' 'Porque o futuro de cada uma de nossas nações e, na verdade, do mundo depende de um Indo-Pacífico livre e aberto , duradouro e florescente nas próximas décadas. Trata-se de investir em nossa maior força, nossas alianças, e atualizá-las para melhor enfrentar as ameaças de hoje e de amanhã, 'Biden adicionado.

'AUKUS é uma nova parceria de segurança aprimorada entre a Austrália , Reino Unido e EUA. AUKUS é uma parceria em que nossa tecnologia, nossos cientistas, nossa indústria e força de defesa trabalham juntos para oferecer uma região mais segura e protegida ', disse a Austrália Primeiro Ministro Scott Morrison. 'Reino Unido, Austrália e os EUA são aliados naturais - embora possamos estar separados geograficamente, nossos interesses e valores são compartilhados. A aliança AUKUS nos deixará mais próximos do que nunca, criando uma nova parceria de defesa e gerando empregos e prosperidade ', disse o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson.

'Esta parceria se tornará cada vez mais vital para defender nossos interesses no Indo-Pacífico região e, por extensão, protegendo nosso povo em casa ', acrescentou Johnson. Por meio do AUKUS, a parceria trilateral fortalecerá a capacidade de cada um de apoiar nossos interesses de segurança e defesa, com base em nossos laços bilaterais de longa data. Ele promoverá um compartilhamento mais profundo de informações e tecnologia, fomentará uma integração mais profunda de ciência, tecnologia, bases industriais e cadeias de abastecimento relacionadas com segurança e defesa e, em particular, aprofundará significativamente a cooperação em uma gama de capacidades de segurança e defesa, disse o comunicado.

Como a primeira iniciativa sob AUKUSAustralia na aquisição de submarinos com propulsão nuclear para o RoyalAustralian Marinha, acrescentou a declaração. 'A primeira grande iniciativa do AUKUS será um esforço de 18 meses para entregar uma frota de submarinos com propulsão nuclear para a Austrália. Procuraremos determinar a melhor maneira de conseguir isso. Pretendemos construir esses submarinos na Austrália em estreita cooperação com o Reino Unido e os EUA ”, disse Morrison.

O desenvolvimento de submarinos nucleares da Austrália seria um esforço conjunto entre as três nações, com foco na interoperabilidade, comunalidade e benefício mútuo. Conforme ABC News , A próxima frota de submarinos da Austrália será movida a energia nuclear sob um plano audacioso que resultará em programas de US $ 90 bilhões para construir até 12 submarinos de projeto francês desmantelados.

'A França, em particular, já tem um substancial Indo-Pacífico presença como um parceiro-chave e aliado no fortalecimento da segurança e prosperidade da região. Os EUA esperam trabalhar em estreita colaboração com a França e outros países importantes à medida que avançamos ', disse Biden.Australia está empenhada em aderir aos mais altos padrões de medidas de proteção, transparência, verificação e contabilidade para garantir a não proliferação, proteção e segurança de material nuclear e tecnologia. continua comprometido em cumprir todas as suas obrigações como estado sem armas nucleares, inclusive com a Agência Internacional de Energia Atômica. Nossas três nações estão profundamente comprometidas em defender nossa liderança na não proliferação global, leia a declaração.

AUKUS aumentará as capacidades conjuntas e interoperabilidade. Os esforços iniciais se concentrarão em capacidades cibernéticas, inteligência artificial, tecnologias quânticas e capacidades submarinas adicionais. Por mais de 70 anos, Austrália , theUnited Reino , e theUnited Os Estados trabalharam juntos, junto com outros aliados e parceiros importantes, para proteger os valores compartilhados e promover a segurança e a prosperidade.

A Austrália continua comprometida em cumprir todas as suas obrigações como estado sem armas nucleares, incluindo a Agência Internacional de Energia Atômica. Nossas três nações estão profundamente comprometidas em defender nossa liderança na não proliferação global, leia uma declaração conjunta sobre AUKUS. (ANI)