Wall Street, semana à frente - investidores olham para o setor de energia oscilante como indicador dos temores da Delta

As ações de energia estão se tornando um termômetro popular para as preocupações sobre o quão profundamente a variante Delta do coronavírus deve impactar a economia dos EUA, já que a chamada reabertura do comércio que impulsionou algumas partes do mercado no início deste ano continua a tropeçar. O setor de energia do S&P 500 caiu 12,2% no trimestre até a data atual, em comparação com um ganho de 4,5% para o S&P 500, que está perto de máximos recordes.

Imagem representativa Crédito de imagem: Pixabay
  • Estados Unidos

Os estoques de energia estão se tornando um termômetro popular para as preocupações sobre o quão profundamente a variante do coronavírus deve impactar o economia, uma vez que a chamada reabertura comercial que impulsionou algumas partes do mercado no início deste ano continua a tropeçar.

O setor de energia do S&P 500 caiu 12,2% no trimestre até a data atual, em comparação com um ganho de 4,5% para o S&P 500, que está perto de máximos recordes. Isso contrasta com o desempenho do setor no primeiro trimestre do ano, quando aumentou 29,3% na expectativa de que uma recuperação econômica alimentada por vacinas aumentará a demanda de energia. A queda, que superou a queda de 2% no preço do petróleo do tipo Brent, sugere que alguns investidores acreditam que os EUA a recuperação econômica pode ter atingido seu pico em face de um ressurgimento do coronavírus, levando-os a se concentrar em um desenrolar das políticas de dinheiro fácil que ajudaram o S&P a mais do que dobrar desde suas baixas de março de 2020.

Outras empresas de reabertura, como companhias aéreas e hotéis, também tropeçaram, à medida que os investidores voltaram para as ações de tecnologia de alto crescimento que lideraram o mercado por anos. O setor de tecnologia S&P cresceu 6,8% neste trimestre. 'O aumento do número de casos da variante delta levou a uma retomada do desempenho superior de ações defensivas como tecnologia', disse Jeffrey Kleintop, estrategista-chefe de investimento global da Charles Schwab. 'Você está vendo a reabertura de ações com desempenho significativamente inferior.'

Os investidores obterão leituras adicionais sobre a saúde dos EUA. economia na próxima semana com o lançamento de números do índice de preços ao consumidor, vendas no varejo e uma medida do sentimento do consumidor. Por enquanto, muitos estão avaliando até que ponto uma desaceleração econômica poderia impactar os preços dos ativos.

O Morgan Stanley citou preocupações sobre a desaceleração do crescimento quando reduziu sua recomendação nos EUA. ações na semana passada, enquanto economistas do Goldman Sachs cortaram suas estimativas dos EUA crescimento econômico no terceiro trimestre para 5,5% de 9% no final de agosto. Essas preocupações pesaram sobre os estoques de energia, com empresas como a Exxon Mobil Corp. e Chevron Corp. queda de mais de 13% no trimestre.

'Definitivamente, foi uma negociação dolorosa nos últimos meses', com os investidores saindo de posições lotadas em ações de energia que se recuperaram no início do ano, disse Garrett Melson, estrategista de portfólio da Natixis Investment Managers Solutions. Alguns investidores, no entanto, continuam otimistas quanto à energia, com a expectativa de que eventuais quedas na contagem de casos de coronavírus impulsionem o crescimento econômico.

Melson tem aumentado suas posições em ações de energia porque acredita que o crescimento continuará a ser comparativamente robusto, deixando a economia em expansão em um nível que sustentará os preços do petróleo. No geral, os valores dos preços no setor de energia parecem refletir os preços do petróleo em US $ 50 por barril, bem abaixo de seu nível atual de US $ 72,50 para o petróleo brent, disse BenCook , gerente de portfólio do Hennessy BP Energy Transition Fund, que vem aumentando suas posições em grandes produtores de petróleo.

A incompatibilidade, ele acredita, deixa 'muito pouco risco de queda nas ações, uma vez que você comece a ver algum alívio para esses temores que estão permeando o setor'. 'À medida que o consumidor global voltar ao padrão anterior de atividade econômica, haverá uma base de oferta que terá dificuldade em atender à demanda', Cook disse.

As quedas também tornaram alguns estoques de energia muito mais baratos em relação aos seus valores no início do ano. , por exemplo, agora é negociado a uma relação preço-lucro a termo de 12,6, em comparação com 30,9 no início de março. O S&P 500, em comparação, é negociado a uma proporção de 22. Ainda assim, os estoques de energia podem continuar a vacilar no curto prazo devido às preocupações com a Delta variante adia datas de retorno ao escritório para grandes empresas e reduz a demanda por viagens de negócios, disse BurnsMcKinney , gerente sênior de portfólio do NFJ Investment Group.

O setor também enfrenta a perspectiva de padrões de emissão mais rígidos do governo Biden e aumento da demanda por veículos elétricos, acrescentou. Em vez de fazer uma aposta ampla na energia, McKinney está se concentrando em empresas que aumentaram seus dividendos recentemente, um sinal de que as corporações acreditam que seus balanços podem ser fortes o suficiente para resistir a uma potencial desaceleração da economia, disse ele.