Funcionários do West Rand comparecerão ao tribunal do VBS Mutual Bank

Em um comunicado, os Hawks disseram que as prisões foram baseadas na investigação em andamento de má administração e corrupção no saque do VBS Mutual Bank.

Os suspeitos foram presos na segunda-feira pela Investigação de Corrupção Grave de Hawks em vários locais em Gauteng. Crédito de imagem: Twitter (@SAgovnews)
  • África do Sul

Espera-se que três ex-funcionários do Município do Distrito de West Rand compareçam esta manhã perante o Tribunal Especializado de Crimes Comerciais de Pretória por supostamente fazer depósitos ilegalmente no agora extinto VBS Mutual Bank.

Os suspeitos são um gerente municipal do distrito de West Rand de 60 anos, o ex-diretor financeiro do conselho de 37 anos e gerente municipal interino de 34 anos do município de Merafong, que era gerente de receitas e despesas em West Rand quando o transações ocorreram.

Os suspeitos foram presos na segunda-feira pela Investigação de Corrupção Grave dos Hawks em vários locais de Gauteng.

Em um comunicado, theHawks disse que as detenções foram baseadas na investigação em curso de má administração e corrupção na pilhagem do VBS Mutual Bank.

'As alegações… referem-se a investimentos no VBS Mutual Bank feitas pelos municípios. Os investimentos feitos pelos municípios no VBS são relatados como tendo sido feitos em violação das disposições da Lei de Gestão das Finanças Municipais, ao investir fundos municipais em um banco mútuo ', disse o Coronel Katlego Mogale , Hawks porta-voz.

Durante as detenções, também foi realizada uma operação de busca e apreensão com o objetivo de apreender equipamentos de informática que pudessem conter documentação pertinente e / ou artigos relativos à investigação.

NationalHawks Tenente-chefe GenGodfrey Lebeya indicou anteriormente que, após as prisões e obtenção de comparecimento aos tribunais dos principais atores na investigação da VBS, ocorrerão prisões dentro dos municípios.

Ao todo, 20 municípios depositaram o montante de R3,7 bilhões - o valor reembolsado totaliza R $ 2,2 bilhões e o valor perdido / não pago é de R $ 1,5 bilhão.

Parte dos fundos perdidos, no valor de R67 milhões, foram supostamente pagos como comissões de corretagem a entidades e / ou pessoas físicas para atrair mais depósitos, principalmente de municípios.

Uma investigação nacional revelou que funcionários da VBS, executivos municipais e outros funcionários supostamente receberam gratificações pelos investimentos feitos.

(Com contribuições do comunicado à imprensa do governo sul-africano)