A OMS e o Japão entregam instalação de saúde portuária no Aeroporto de Juba, no Sudão do Sul

O Dr. Anib exortou a equipe de saúde do porto do Aeroporto Internacional de Juba a usar as instalações ao máximo e garantir que as medidas de vigilância e saúde pública estejam em vigor para proteger os viajantes e garantir o povo do Sudão do Sul.

A Avaliação Externa Conjunta (JEE) de 2017 das capacidades nacionais destacou a necessidade de fortalecer a política de saúde portuária e a estrutura de governança. Crédito de imagem: Twitter (@WHOSouthSudan)
  • Sudão do Sul

Para melhorar a capacidade de coordenação e comunicação para mitigar o risco de propagação transfronteiriça de doenças e outras ameaças à saúde pública, OMS com apoio do Governo do Japão instalou e entregou um posto de saúde portuário no Aeroporto Internacional de Juba ao Ministério da Saúde do Sudão do Sul.

Os regulamentos internacionais de saúde (RSI (2005)) determinam que os países designem, fortaleçam e mantenham as capacidades nos pontos de entrada para mitigar o risco de propagação de doenças transfronteiriças e preservar a segurança da saúde pública internacional.

'Estabelecer uma instalação portuária de saúde em Juba e outros pontos de entrada designados ajudará o Sudão do Sul expandir a vigilância e a capacidade de resposta para detectar, avaliar, relatar e responder prontamente e efetivamente aos riscos de saúde pública entre os viajantes internacionais nas fronteiras, disse a Honorável Dra. Victoria Anib Majur, Subsecretária do Ministério da Saúde. 'Agradeço ao Governo do Japão e quem pelo generoso apoio ', acrescentou o Honorável Dr. Anib.

Dr. Anib pediu à equipe de saúde portuária do Aeroporto Internacional de Juba usar a instalação ao máximo e garantir que as medidas de vigilância e saúde pública estejam em vigor para proteger os viajantes e garantir o povo do Sudão do Sul.

O Governo do Japão , em parceria com as agências da ONU, tem apoiado os esforços do Sudão do Sul para combater COVID-19 e outras doenças por meio de vários projetos, incluindo construção e melhoria de instalações de saúde, fornecimento de scanners térmicos e suprimentos médicos e melhoria da cadeia de frio da vacina.

'Assistência do Japão ao Sudão do Sul através da OMS ajudará na prevenção da propagação transfronteiriça de COVID-19 e outras doenças e, portanto, salva mais vidas ', disse H.E.Tsutsumi Naohiro , Embaixador do Japão para a República do Sudão do Sul.

Dr. Fabian Ndenzako, theWHO Representante a.i. para o Sudão do Sul observou que o Sudão do Sul atingiu um marco significativo ao estabelecer a unidade de Saúde Portuária no Aeroporto Internacional de Juba , em cumprimento de sua obrigação nos termos do RSI (2005) e em consonância com o Sudão do Sul Plano de Ação Nacional para a Segurança Sanitária (NAPHS) 2020-2024.

'Eu elogio o Governo do Japão pelo apoio contínuo à resiliência do sistema de saúde e preparação para emergências no Sudão do Sul ', disse o Dr. Ndenzako,' a OMS também está trabalhando com o Ministério da Saúde e outras partes interessadas para estabelecer uma unidade de saúde portuária semelhante na cidade fronteiriça de Nimule, que é uma das principais portas de entrada para o Sudão do Sul ', acrescentou o Dr. Ndenzako.

A Avaliação Externa Conjunta (JEE) de 2017 das capacidades nacionais destacou a necessidade de fortalecer a política de saúde portuária e a estrutura de governança. O JEE também recomendou o fortalecimento das capacidades do RSI para o Aeroporto Internacional de Juba (JIA) e outros pontos de entrada designados em Nimule e Renk.

Desde agosto de 2018, Aeroporto Internacional de Juba , juntamente com outros pontos de entrada realizaram exames para várias doenças, incluindo febre amarela, doença do vírus Ebola, COVID-19 e outras ameaças à saúde pública.

O Sudão do Sul enfrenta continuamente um risco aumentado de doenças emergentes como o vírus Ebola, febre amarela, cólera, o COVID-19 em curso e outras doenças que ameaçam a segurança da saúde pública internacional devido à disseminação de doenças além-fronteiras. Para reduzir seu impacto, OMS está trabalhando em colaboração com o Ministério da Saúde e outras partes interessadas para fortalecer as capacidades de vigilância e resposta dentro do país e além-fronteiras, no âmbito da vigilância e resposta integrada às doenças (IDSR). O IDSR é a estratégia central para fortalecer os sistemas nacionais de vigilância de doenças na OMS Região Africana e foi aprovado pelo Comité Regional em 1998.

(Com entradas do APO)