Resumo das notícias mundiais: a Síria diz que ataques aéreos israelenses têm como alvo áreas próximas a Damasco; Os piores combates em Trípoli em um ano mostram limites para o impulso pela paz na Líbia e muito mais

Mas a prioridade mais imediata do novo governo seria evitar o colapso de uma economia às voltas com a seca e os estragos de um conflito de 20 anos que matou cerca de 240.000 afegãos antes que as forças dos EUA concluíssem uma retirada tumultuada em 30 de agosto. para baixo, prepara o terreno para novo líder O primeiro-ministro japonês Yoshihide Suga disse em uma jogada surpresa na sexta-feira que iria deixar o cargo, preparando o terreno para um novo primeiro-ministro após um mandato de um ano marcado por uma resposta impopular do COVID-19 e diminuindo o apoio público .

Imagem representativa Crédito de imagem: ANI

A seguir está um resumo dos resumos das notícias mundiais atuais.

Síria diz Israel ataques aéreos alvejam áreas perto de Damasco

Israel realizou ataques aéreos contra alvos perto de Damasco na madrugada de sexta-feira, desencadeando a Síria defesas aéreas, mas sem causar vítimas, Síria a mídia estatal noticiou o segundo ataque desse tipo em pouco mais de duas semanas. TheIsraeli os militares se recusaram a comentar o relatório.

WorstTripoli lutar em um ano mostra os limites da Líbia empurrão da paz

A luta começou em Trípoli na manhã de sexta-feira entre as forças armadas rivais, os confrontos mais pesados ​​na Líbia capital desde que o conflito entre as facções oriental e ocidental foi interrompido há um ano. Residente no distrito de Salah al-Din, no sul de Trípoli disse que os tiroteios começaram por volta das 2h30 e continuaram pela manhã com armas médias e leves.

Baradar cofundador do Talibã liderar o novo Afeganistão gov - fontes

Co-fundador do Talibã, Mullah Abdul GhaniBaradar vai liderar um novo Afeganistão governo deve ser anunciado em breve, disseram fontes do grupo na sexta-feira, enquanto seus combatentes lutavam contra as forças leais à república vencida em Panjshir Vale ao norte de Cabul. Mas a prioridade mais imediata do novo governo seria evitar o colapso de uma economia que luta contra a seca e as devastações de um conflito de 20 anos que matou cerca de 240.000 afegãos antes de nós. forças completaram uma retirada tumultuada em 30 de agosto.

O lutador primeiro-ministro Suga deixa o cargo e prepara o terreno para um novo líder

Primeiro-ministro japonês Yoshihide Suga disse em um movimento surpresa na sexta-feira que renunciaria, preparando o cenário para um novo premier após um mandato de um ano marcado por uma resposta impopular do COVID-19 e diminuindo o apoio público. Suga, que assumiu depois que Shinzo Abe renunciou em setembro passado alegando problemas de saúde, viu seus índices de aprovação caírem para menos de 30% enquanto o país luta com sua pior onda de infecções por COVID-19 antes das eleições gerais deste ano.

O dia em que a música morreu: a orquestra feminina do Afeganistão silencia

Negin Khpalwak estava sentada em sua casa em Cabul quando ela soube que o Taliban havia chegado à periferia da capital. O maestro de 24 anos, que já foi o rosto da renomada orquestra feminina do Afeganistão, imediatamente começou a entrar em pânico.

Caçadas pelos homens que prenderam, as juízas do Afeganistão buscam fuga

As 250 juízas do Afeganistão temem por suas vidas, com homens que uma vez encarceraram agora libertados pelo vitorioso Talibã para caçá-los. Embora algumas juízas tenham conseguido fugir nas últimas semanas, a maioria ficou para trás e ainda está tentando sair, disseram juízes e ativistas que trabalham 24 horas por dia para ajudá-las a escapar.

Polícia na Nova Zelândia matar 'extremista' que esfaqueou seis no supermercado

A polícia da Nova Zelândia atirou e matou na sexta-feira um 'extremista' com uma faca que era conhecido das autoridades, a primeira-ministra JacindaArdern disse, depois de esfaquear e ferir pelo menos seis pessoas em um supermercado. O agressor, um cidadão do Sri Lanka que esteve na Nova Zelândia por 10 anos, foi inspirado no Islâmico Grupo militante estadual e monitorado constantemente, Ardern disse.

NATO chama a Rússia ser transparente com exercícios militares

Secretário-geral da OTAN chamado à Rússia na sexta-feira, para ser aberto sobre os exercícios militares 'Zapad-2021' e o número de soldados envolvidos com o aumento do alarme na Polônia , o Báltico e a Ucrânia sobre as intenções de Moscou. 'Zapad' anterior , ou Oeste, exercícios ao longo da fronteira que a Rússia compartilha com a NATO ocorreram em grande escala, de acordo com funcionários aliados, que dizem que Moscou habitualmente subestima seu tamanho, apesar das regras internacionais.

Analysis-AfghanTaliban vitória traz novo desafio: governar um país em crise

Após um triunfo militar relâmpago e a partida dos últimos EUA. voo na segunda-feira, o Taliban enfrenta o desafio de formar um governo que possa unir diferentes facções e reconstruir o Afeganistão após 40 anos de guerra. O movimento deve anunciar a composição de seu governo nos próximos dias.

Exclusivo: EUA financiamento captado para o Pacífico cabo submarino depois da China rejeitado

Estados Federados da Micronésia irá tocar em aU.S. facilidade de financiamento para construir aPacific cabo de comunicações submarino, duas fontes disseram à Reuters, depois de rejeitar um chinês proposta liderada pela empresa que foi considerada uma ameaça à segurança pelos EUA oficiais. Os Estados Unidos tem tido grande interesse em vários planos nos últimos anos para instalar cabos de fibra óptica em todo o Pacífico , projetos que melhorariam muito as comunicações às nações insulares.