WRAPUP 1 - Presidente mexicano lança novo bloco regional semelhante ao da União Europeia

O anfitrião da cúpula, o presidente Andrés Manuel López Obrador, disse a quase 20 presidentes e primeiros-ministros presentes na reunião da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) na cerimônia de abertura que o bloco poderia impulsionar melhor as economias da região. 'Nestes tempos, a CELAC pode se tornar o principal instrumento para consolidar as relações entre nossas nações latino-americanas e caribenhas', disse ele na cerimônia de abertura, destacando a União Européia como um ideal a seguir.

Em seus comentários, o presidente boliviano, Luis Arce, pediu um acordo global para reduzir as dívidas dos países pobres, enquanto o cubano Miguel Diaz-Canel defendeu o fim do embargo comercial dos EUA contra a ilha comunista. Crédito da imagem: Flickr
  • México

América Latina e Caribe nações deveriam formar um bloco semelhante ao da União Europeia , O presidente do México propôs no sábado em uma cúpula regional, em uma tentativa de arrancar a influência diplomática da Organização dos Estados Americanos, com sede em Washington. O anfitrião da cúpula, Presidente Andrés Imagem de Manuel Lopez Obrador placeholder , disse a quase 20 presidentes e primeiros-ministros presentes na reunião da Comunidade da América Latina e Caraíbas Afirma (CELAC) na cerimônia de abertura do encontro que o bloco pode impulsionar melhor as economias da região.

'Nestes tempos, CELAC pode se tornar o principal instrumento para consolidar as relações entre nossa América Latina e Caraíbas nações ', disse ele na cerimônia de abertura, promovendo a União Europeia como um ideal a seguir. Os líderes se reuniram a convite do presidente esquerdista do México com o objetivo declarado de enfraquecer a Organização dos Estados Americanos com sede em Washington , o órgão regional de longa data que exclui Cuba.

Em suas observações, o boliviano Presidente luis arce pediu um acordo global para reduzir as dívidas dos países pobres, enquanto Miguel Diaz-Canel de Cuba falou pelo fim dos EUA embargo comercial contra a ilha comunista. O falecido presidente da Venezuela, Hugo Chávez ajudou a configurar o CELAC em 2011.