WRAPUP 1-U.S. os preços ao consumidor caem ainda mais em agosto; a inflação provavelmente atingiu o pico

Esse foi o menor ganho desde fevereiro, seguido de uma alta de 0,3% em julho. O chamado núcleo do CPI foi contido por uma queda de 1,5% nos preços de carros e caminhões usados, que encerrou cinco aumentos mensais consecutivos.

UnderlyingU.S. os preços ao consumidor aumentaram em seu ritmo mais lento em seis meses em agosto, conforme os preços dos veículos motorizados usados ​​caíram, sugerindo que a inflação provavelmente atingiu o pico, embora possa permanecer alta por um tempo em meio a persistentes restrições de oferta. A ampla desaceleração nas pressões de preços relatada pelo Departamento do Trabalho na terça-feira está alinhada com o Presidente da Reserva Federal Jerome Powell's crença de longa data de que a inflação alta é transitória. Mesmo assim, os economistas alertaram que é muito cedo para comemorar e esperam que os EUA o banco central deve fazer planos em novembro para começar a reduzir seu maciço programa mensal de compra de títulos.

'A inflação permanece preocupantemente forte, mesmo que não esteja explodindo como no início do ano', disse James McCann, vice-economista-chefe da Aberdeen Standard Investments em Boston. 'Se continuarmos a ver novas reduções na inflação nos próximos seis meses, isso deve aliviar a pressão sobre o Fed para que siga rapidamente a redução gradual dos aumentos das taxas de juros.' O índice de preços ao consumidor, excluindo os componentes voláteis de alimentos e energia, subiu 0,1% no mês passado. Esse foi o menor ganho desde fevereiro, seguido de uma alta de 0,3% em julho.

O chamado núcleo do CPI foi contido por uma queda de 1,5% nos preços de carros e caminhões usados, que encerrou cinco aumentos mensais consecutivos. Aumentos robustos nos preços de carros e caminhões usados, bem como serviços nas indústrias mais afetadas pela pandemia de COVID-19, foram os principais responsáveis ​​pelo aquecimento da inflação no início do ano. As tarifas das companhias aéreas despencaram 9,1% em agosto, provavelmente como um ressurgimento das infecções, impulsionado pelo Delta variante do coronavírus, minou a demanda por viagens aéreas.

Economistas ouvidos pela Reuters previam que o núcleo do IPC ganharia 0,3%. No acumulado de 12 meses até agosto, o núcleo do IPC aumentou 4,0% após avançar 4,3% nos 12 meses encerrados em julho. ações abriram em alta. O dólar caiu em relação a uma cesta de moedas. Os preços do Tesouro subiram.

RESTRIÇÕES DE FORNECIMENTO PERMANECEM Além da alta de preços de carros e caminhões usados ​​que parecem ter se esgotado, os preços das acomodações em hotéis e motéis estão agora acima do nível pré-pandemia, sugerindo ganhos moderados à frente. Mas os gargalos na cadeia de abastecimento continuam e o mercado de trabalho está se contraindo, fazendo com que os salários aumentem.

A escassez de casas está gerando ganhos recordes nos preços das casas e os aluguéis estão subindo à medida que as vacinações COVID-19 permitem que as empresas chamem trabalhadores de volta aos escritórios, atraindo americanos de volta às cidades após um êxodo alimentado por uma pandemia para áreas de baixa densidade. Esses fatores podem contribuir para manter a inflação anual elevada. “Se houver alguma relação entre o mundo real e os dados do governo, podemos começar a ver o enorme aumento nos preços das casas e no filtro dos aluguéis no IPC”, disse David Donabedian, diretor de investimentos da CIBC Private Wealth US em Baltimore.

almas gêmeas (série de tv)

O governo informou na semana passada que os preços ao produtor aumentaram solidamente em agosto, com o PPI registrando seu maior ganho anual em quase 11 anos. O IPC geral subiu 0,3% em agosto, a menor alta desde janeiro, após alta de 0,5% em julho. O índice alimentar subiu 0,4%, desacelerando após dois meses consecutivos de expressivos ganhos. Os preços da gasolina subiram 2,8%, após alta de 2,4% em julho.

No acumulado de 12 meses até agosto, o IPC aumentou 5,3%, após alta de 5,4% na comparação anual em julho. A medida de inflação preferida do Fed para sua meta flexível de 2%, o índice de preços de gastos com consumo pessoal, aumentou 3,6% nos 12 meses até julho, igualando o ganho de junho. Os dados de agosto serão publicados no final deste mês.

'Recentemente, a ampliação das pressões salariais entre os setores pode levar a aumentos mais amplos nos preços dos serviços', disse Veronica Clark, economista do Citigroup em Nova York. 'Fortes aumentos nos componentes de preços' transitórios 'nos últimos meses manterão o ritmo anual da inflação elevado por algum tempo, implicando que será mais importante avaliar os detalhes dos dados de inflação para medir a persistência das pressões inflacionárias.'