O gênero zumbi fornece uma metáfora excelente para expor a realidade: o diretor de 'Península', Yeon Sang-ho

O cineasta sul-coreano Yeon Sang-ho diz que seu filme Península, uma continuação de seu thriller de zumbi mundialmente popular de 2016, Train to Busan, é sobre a invenção da esperança em um mundo isolado e desolado, uma mensagem importante em um momento em que as pessoas em todo o mundo estão lutando contra a pandemia de coronavírus.

• Índia

Sul-coreano cineasta Yeon Sang-ho diz que seu filme Península, uma continuação de seu thriller de zumbis mundialmente popular de 2016, Train to Busan, é sobre a invenção da esperança em um mundo isolado e desolado, uma mensagem importante em um momento em que as pessoas em todo o mundo estão lutando contra a pandemia do coronavírus. Enquanto Train to Busan girava em torno de um surto de zumbis em um trem, a Península segue um ex-soldado que escapou da pandemia, mas retorna à Coréia península quatro anos depois para recuperar um caminhão cheio de dinheiro. Não previ a pandemia COVID-19 de forma alguma enquanto escrevia ou filmava ‘Península’. Acho que todo filme tem seu destino, e o lançamento de 'Península' nas circunstâncias em que aconteceu é parte de seu destino. 'Península' pergunta como você pode 'inventar' esperança em um mundo isolado e desolado. Espero que essa mensagem seja bem comunicada ao público, Yeon disse ao PTI em uma entrevista por e-mail.

O filme, estrelado por Gang Dong-won e Lee Jung-hyun na liderança, lançado na Coreia do Sul em 15 de julho, no auge do pandemia de pânico. Agora, Zee Studios e Kross Pictures estão lançando o filme na Índia em 27 de novembro. Yeon’s Train to Busan quebrou recordes de bilheteria na Coreia do Sul e foi um grande sucesso em outros lugares, com os críticos elogiando-o por revitalizar o gênero zumbi. O sucesso do filme pode ter inspirado os sul-coreanos escritores-diretores para criar o Kingdom, um período Netflix drama que usa a pandemia de zumbis para contar uma história de ganância e poder. Mais recentemente, o streamer lançou #Alive, outro filme ambientado em meio ao apocalipse zumbi. , entretanto, decidiu retornar ao mundo dos mortos-vivos com a Península para explorar as consequências de uma pandemia.

Questionado sobre o fascínio da Coreia do Sul diretores com a categoria, Yeon chamou de um gênero criativamente inspirador. Por exemplo, ‘Train to Busan’ teve uma epidemia de zumbis e ‘Peninsula’ mostra o mundo em suas conseqüências. Acho que o gênero zumbi fornece uma excelente metáfora para expor a realidade. Os zumbis, como criaturas, contêm muitas implicações sociais, disse ele.

Yeon começou como animador, mas quando começou o mercado de filmes de animação voltados para adultos era tecnicamente inexistente, razão pela qual ele decidiu mudar para live-action. Eu tive que mudar para um filme de ação ao vivo para colocar meu pé na porta e alcançar um público mais amplo. Além disso, a NEW - a empresa que investiu e distribuiu minhas obras - tem oferecido consistentemente projetos live-action. Para o diretor, a semente da ideia de Train to Busan veio de seu filme de zumbi animado The Seoul Station, também lançado em 2016, mas ele nunca pensou que o primeiro se tornaria um sucesso cult.

Quando eu estava trabalhando na 'Estação Seoul' , meu filme de animação de zumbis, pensei: Se eu fizer uma sequência disso, que tal explorar o que aconteceria se um desses zumbis estivesse em um trem para Busan? Quando comecei a desenvolver a ideia de ‘Train to Busan’, não pensei que tivesse muito apelo popular. A maioria das minhas memórias de filmar ‘Train to Busan’ envolve o quão duro a equipe, os atores e eu trabalhamos em um set de trem idêntico ao verdadeiro coreano trens, ele lembrou. O filme original transformou Gong Yoo em uma estrela global , mais conhecido pelos fãs de K-drama como o ator de Coffee Prince and Guardian: The Lonely and Great God ', e também contou com o atorChoi Woo-shik da fama de Parasita.

Yeon foi inicialmente contra fazer uma sequência de Train to Busan, mas ele percebeu que poderia não ser uma ideia tão ruim. Acho que 'Península' é um filme totalmente independente de 'Train to Busan', o que me atraiu, disse ele.

kung fu panda elenco 3

Tanto o Trem para Busan quanto a Península são, em última análise, histórias que retratam a coragem humana e a solidariedade diante do desastre, uma mensagem que também é verdadeira para os tempos atuais, Yeon disse. No final do dia, as pessoas não têm escolha a não ser confiar umas nas outras para criar um mundo melhor. Acho que a melhor maneira de superar esse desastre atual é jogar o preconceito e a exclusão no lixo e buscar solidariedade uns com os outros. Sul-coreano filmes sempre foram populares globalmente, mas o Oscar vitória do Bong Joon-ho's Parasite e a crescente popularidade de grupos musicais como BTS, Blackpink e Coreano dramas, parece que há um interesse maior no mercado internacional e isso tem levado a melhores oportunidades para pessoas criativas, Yeon disse.

Península foi oficialmente selecionada para o Festival de Cinema de Cannes 2020 e estava programado para fazer sua estreia lá, mas o festival teve de ser cancelado devido à pandemia. Espero que coreano filmes podem atingir um público mais amplo e ajudar a diversificar a indústria sob essas circunstâncias, disse o diretor sobre a popularidade global da Coreia do Sul cinema. Questionado sobre o futuro pós-Península, Yeon disse que não tinha planos definidos.

'É sempre difícil para mim decidir o que fazer a seguir, porque o tipo de filme que quero fazer está sempre mudando e minhas ideias estão sempre mudando. Acho que crio filmes que mais me atraem naquele momento. PTI BK RDS RDS.